Educação|

Por Débora Ciany – Ascom Semeg

Os 26 dirigentes de unidades escolares da rede municipal da Educação de Gurupi estiveram reunidos nesta terça-feira, 14, com o Secretário Municipal da Educação, Davi Abrantes. O encontro em ambiente virtual teve na pauta assuntos como a coleta do censo escolar de 2022, a ampliação da oferta para o Ensino de Tempo Integral e as férias escolares de julho.

O prazo final até o próximo dia 8 de julho para declaração das turmas por meio da coleta de dados coletados do Censo Escolar 2022 foi um dos temas discutidos. O trabalho para o preenchimento das informações da primeira etapa da pesquisa estatística da educação básica é feito pelas escolas e se refere à matrícula, levanta informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula. Após o período de coleta, os dados preliminares serão encaminhados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ao Ministério da Educação (MEC) para serem publicados no Diário Oficial da União (DOU).

Além de incentivar a equipe a dar continuidade aos trabalhos no segundo semestre letivo, outros assuntos de interesse dos diretores foram debatidos na reunião pelo Secretário como as escalas dos servidores no mês de julho em virtude das férias escolares e o funcionamento da secretaria das unidades de ensino em regime de plantão no período. Ficou definido que nestas férias o horário de atendimento ao público externo nesses estabelecimentos será das 7 às 13 horas.

Investimentos

Foram elencados na reunião investimentos que serão feitos para estruturação de prédios escolares como a nova identidade visual com a troca das fachadas, e a construção de novas unidades, incluindo as quatro novas salas de aula na Escola Municipal Elizeu de Carvalho que fica na Vila Industrial e uma escola de tempo integral orçada em R$15 milhões.

Outros temas que chamaram a atenção durante o encontro foram acerca da ampliação do ensino de tempo integral na rede municipal de ensino de Gurupi para escolas de segunda fase com a oferta de atividades nessa modalidade com 15 horas semanais no contraturno. Também entrou na pauta da reunião os treinamentos de brigada de incêndio nas escolas. As unidades de ensino devem enviar a documentação que garante participação nessa formação até a segunda semana de agosto deste ano. Com a orientação do Corpo de Bombeiros, será formada uma brigada escolar para agir em caso de um incêndio.

Foto: Débora Ciany