Saúde|

Por Niceia Menegon – Ascom Semus

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, investiu na ampliação do espaço e dos serviços da Farmácia Central do Município, que abriu suas portas nesta terça-feira, 07, em novo endereço e com instalações que permitirão ampliar a oferta de serviços.

A média de atendimento diário pela Farmácia Central é de 180 pessoas, que passarão a retirar seus medicamentos na Av. Alagoas, esquina com a Rua 5, ao lado da Policlínica.

Foto: Lino Vargas

Antes a Farmácia Central atendia na Av. Alagoas, mas não possuía espaço suficiente para consultas e demais serviços da assistência farmacêutica. Agora, nas novas instalações, o usuário atendido na rede pública de saúde de Gurupi, além de retirar seus medicamentos gratuitos fornecidos pelo SUS, poderá ser beneficiado com consulta farmacêutica, atendimento das demandas judiciais e dos tratamentos dos pacientes com diabetes, hipertensão, cessação de tabagismo, tuberculose, hanseníase, toxoplasmose e orientações diversas que a equipe da assistência farmacêutica desenvolverá.

Foto: Lino Vargas

Segundo a Prefeita Josi Nunes, o objetivo é que a Farmácia Central seja referência em atendimento. “O empenho de todos da nossa gestão é de, gradativamente, oferecer serviços de excelência aos gurupienses. Neste novo espaço e com mais serviços ofertados à população, a ideia é que se torne uma referência no atendimento em assistência farmacêutica para Gurupi”, enfatiza Josi.

Ainda de acordo com a Prefeita, a mudança de local foi pensada para assegurar um atendimento mais qualificado à comunidade, pois o antigo espaço físico não era suficiente para todos os serviços possíveis de oferecer à comunidade.

Foto: Lino Vargas

Para o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes, além das Unidades Básicas de Saúde que fornecem medicamentos, a Farmácia Central favorece a descentralização de serviços e proporciona maior acesso aos usuários do SUS. “Os gurupienses poderão contar com um espaço mais acessível, adequado e com mais serviços nas novas instalações da Farmácia Central”, afirma Sinvaldo.

Foto: Lino Vargas

Na Farmácia Central, os medicamentos mais procurados pela comunidade são remédios para hipertensão, diabetes, analgésicos e antibióticos. “É importante pontuar que para a retirada de medicamentos é necessária apresentação da receita ou laudo médico, cartão do SUS e o documento de identificação do paciente”, explica a coordenadora de assistência farmacêutica Thalita Melo.

O paciente Manoel Ferreira de Menezes, 60 anos, morador do assentamento Vale Verde, 18 Km de Gurupi, vem mensalmente à Farmácia Central para retirar os medicamentos do tratamento que realiza para controlar a diabetes e de combate ao câncer, desde 2009. “Como eu gosto de vir aqui e retirar os medicamentos, nunca fiquei sem meus remédios e sempre sou bem recebido”, comemora Manoel.

A Farmácia Central de Gurupi fica na Av. Alagoas, esquina com a Rua 5, ao lado da Policlínica, telefone (63) 3313-2652.

Presenças

Participaram da visita às novas instalações os vereadores Zezinho da Lafiche, Jair do Povo, César da Farmácia e o presidente da Câmara de vereadores, Rodrigo Maciel.