Saúde|

Por Nicéia Menegon – Ascom Semus

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, promoverá mais um Dia D de Vacinação contra a Covid-19 e Gripe/Influenza, nesta quinta-feira, 30, no período das 17h às 22h, no salão do Centro Cultural Mauro Cunha, que fica no Centro da cidade.

“Recebemos vários pedidos para fazer mais vezes lá, vamos aproveitar o final de junho com essa estratégia de local e horários diferenciados de vacinação. Além disso, durante o dia a vacinação acontece normalmente nas UBS’s”, destaca o secretário de saúde de Gurupi, Sinvaldo Moraes.

Segundo o Secretário, a outra justificativa seria o período de alta de casos positivos para Covid-19 na cidade.

Documentação

Para vacinar é preciso apresentar os documentos pessoais, identidade, CPF, Cartão do SUS e o cartão de vacinação.

Vacinas e Público-Alvo

A coordenadora de imunização de Gurupi, Lilamara Oliveira Miranda Tavares, chama atenção para a atualização do cartão de vacina antes das férias. “É importante estar em dia com a vacinação antes de viajar ou passear neste mês de julho. A vacina permite mais proteção e evita sintomas graves de ambas as doenças”, frisa Lilamara.

A vacinação contra a Gripe ou Influenza estará disponível para todas as pessoas, a partir de 6 meses de idade.

Já as doses da vacina contra a Covid-19, serão disponibilizadas para todos os públicos, a partir de 5 anos completos, de acordo com o ciclo vacinal de cada um.

Janssen – terceira dose de reforço para 40+

Quem iniciou o esquema vacinal com a dose única da Janssen, deverá reforçar a proteção contra o vírus, com a primeira, a segunda e a terceira dose de reforço. A partir de agora, as pessoas com 40 anos ou mais poderão tomar a terceira dose de reforço.

O intervalo entre a dose única e a primeira dose de reforço da Janssen é de dois meses. Já a segunda e a terceira dose de reforço deverão acontecer com intervalo de quatro meses, uma da outra.

Os imunizantes AstraZeneca, Janssen ou Pfizer podem ser utilizados nos reforços. No entanto, mulheres gestantes ou puérperas que começaram sua imunização com Janssen devem tomar como reforço a vacina da Pfizer ou Coronavac.

Intervalos 1ª e 2ª doses:

• Coronavac – intervalo de 28 dias (criança e adulto)
  • Pfizer – intervalo de 60 dias (criança e adulto)
  • AstraZeneca – intervalo de 60 dias
  • Janssen – intervalo de 60 dias

Intervalo Doses de reforço, 3ª e 4ª doses:

4 meses após receber a dose anterior, independente da marca do imunizante. A 4ª dose, ou segunda dose de reforço, até o momento, está liberada para o público idoso, com 40 anos ou mais.