Educação|

Por Débora Ciany – Ascom Semeg
Após um mês de intensas festividades e um verdadeiro circuito de arraiás de norte a sul de Gurupi realizado pelas unidades escolares da rede municipal de ensino, a Escola Municipal Odair Lúcio que fica na Avenida Minas Gerais encerrou a programação com a última apresentação de juninas na noite dessa terça-feira, 28.O Arraiá ‘Alegria de Viver’ foi na quadra poliesportiva da unidade escolar e fez alusão a desaceleração da pandemia da Covid-19. “É uma festa de alegria, sem esquecer os que já partiram por causa dessa doença, nossa missão é trazer mais alegria com uma festa que empolgue, por isso a escolha por esse tema específico. Mesmo conscientes de que a pandemia ainda não passou de vez, quisemos mostrar que a parte mais difícil e mais triste ficou para trás, e aí apostamos nessa roupagem diferente, para a quadrilha sem deixar de lado o tradicional”, disse a diretora escolar, Cinara Barros.

Nas barraquinhas os alunos e visitantes puderam aproveitar comidas típicas como bolos, cachorro quente, caldo, canjica, pastel, pipoca, tortas e bebidas como suco e refrigerante. Ainda fez parte do evento o tradicional bingo, além de sorteio de brindes.

Foto: Débora Ciany – Ascom Semeg

Apresentações

A noite de apresentações culturais foi aberta ao som da sanfona e voz de alunos que trouxeram ao público a música ‘Asa Branca’, seguida da apresentação da dança carimbó. Os alunos 4º e 5º anos e ainda turminhas de 1º, 2º e 3º anos dançaram a tradicional quadrilha coreografando a música ‘Olha o Fogaréu’ e por último foi a quadrilha “Alegria de Viver” com os alunos do 6º ao 9º ano.

A auxiliar de serviços gerais, Maria Santana Pereira Rodrigues, prestigiou a filha, Isadora Pereira Aguiar, de 7 anos, que estuda o 2º ano na unidade escolar e foi uma das estudantes a se apresentar na noite de festa. “Eu estou achando ótimo, nota dez, tudo muito organizado e o que estamos vendo é o resultado do empenho de todos que trabalham aqui nesta escola”, declarou.

O tema da junina Odair Lúcio foi baseado na A 1ª Mostra de Linguagens, ‘Alegria de Viver’, realizada em maio deste ano e marcou a retomada das exposições de experiência, trabalhos escolares e apresentações artísticas na escola após o longo período de aulas remotas em decorrência da pandemia.

Foto: Débora Ciany – Ascom Semeg

Circuito

Fogueiras, danças, comidas típicas e muitas bandeirinhas e trajes coloridos realçaram os eventos, devolvendo a vivacidade a este mês de junho na rede municipal da Educação de Gurupi. Foram dois anos sem essa festa tradicional no meio escolar em respeito aos protocolos de biossegurança, contra a Covid-19. “Somente três de nossas unidades escolares não fizeram arraiás abertos ao público, outras apostaram em formatos diferentes como mostras, cafés da manhã, recreio, mas sem abrir mão do tema junino”, ressaltou a Diretora de Gestão Pedagógica, Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG), Marquilia Resplandes.

A Escola Municipal Odair Lúcio, fechou o circuito que contou com 26 festas juninas na rede municipal de ensino de Gurupi. “É uma responsabilidade muito grande, pois tivemos um belíssimo circuito de festas juninas na rede, mas trouxemos a nossa colaboração com maior carinho e amor e contanto com o apoio da nossa equipe e prestígio da comunidade escolar e da comunidade em geral”, ressaltou Cinara.