Desenv. Econômico, Meio Ambiente|

Por Leilane Macedo – Secom Gurupi

A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, deu posse na manhã desta terça-feira, 07, aos novos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Gurupi (CADESG), que exercerão mandato de 02 anos.

Fazem parte do CADESG representantes do poder público municipal, estadual e federal, universidades, entidades e organizações da sociedade civil. Ao todo, são 19 membros no conselho que é de caráter consultivo deliberativo e normativo, para assessoramento ao poder público no âmbito da política ambiental municipal. Entre as principais atribuições estão propor normas, critérios e padrões relativos ao controle e manutenção de qualidade do meio ambiente, obedecidas as leis e diretrizes gerais do município, do estado e do governo federal.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias, o CADESG volta a funcionar efetivamente depois de alguns anos e essa reativação faz parte do plano de governo da Prefeita Josi Nunes, que busca o fortalecimento da participação popular na administração municipal. “O Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é a chave para nós podermos conduzir o desenvolvimento da nossa cidade. Nós estamos muito otimistas com o quadro de novos conselheiros, com o envolvimento das instituições, das entidades e da comunidade”, frisou.

Secretário Pedro Dias na posse dos conselheiros do Cadesg – Foto: Lino Vargas

Durante seu discurso, a Prefeita Josi Nunes reforçou que os conselhos, em cada área, são fundamentais pois é através deles que a comunidade participa, debate, faz sugestões e avaliações. “Então, agora nós estamos organizando este Conselho, com os novos membros e vamos fazer uma revitalização da lei do Meio Ambiente, exatamente para que todas as ações do Conselho e da gestão sejam bastante sintonizadas e produtivas, no sentido de pensar o desenvolvimento sustentável e pensar todas as questões do meio ambiente”, destacou a Prefeita.

Prefeita Josi Nunes na posse dos conselheiros do Cadesg – Foto: Lino Vargas

Fazem parte do CADESG representantes do poder público municipal (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Secretaria de Saúde, Secretaria da Educação, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Planejamento e Finanças); da Diretoria Regional da Educação de Gurupi; da BRK Ambiental; da Energisa; da UFT; da UnirG; do IFTO; do Instituto Adamo; da União das Associações de Bairros – UAB; da CDL; da Acig; do CREA; da OAB Subseção Gurupi; da Defensoria Pública do Estado do Tocantins; da Associação dos Artesãos de Gurupi.

Denisvan Lima, representante da União das Associações de Bairro – Foto: Lino Vargas

Maria do Socorro, representante da Associação dos Artesãos – Foto: Lino Vargas

Jandislau José Lui, do Instituto Adamo, membro do Cadesg – Foto: Lino Vargas

Presenças

Também prestigiaram a posse dos novos conselheiros do CADESG, o presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Maciel; e os vereadores Jair do Povo e César da Farmácia.