Educação, Gabinete, Juventude e Esportes|

Por Leilane Macedo – Secom Gurupi

Gurupi recebeu na manhã desta sexta-feira, 24, a primeira jornada do Programa DNA do Brasil Talentos. O evento foi realizado na quadra da Escola Municipal Antônio Lino de Sousa e contou com a participação da Prefeita Josi Nunes, do Vice-prefeito Gleydson Nato e de várias autoridades.

O programa, que é coordenado pelo Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura e Esporte (Idecace), será desenvolvido no município com o apoio da Prefeitura de Gurupi, por meio das Secretarias Municipais da Educação e de Juventude e Esportes.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

A abertura da primeira jornada contou com palestra do ex-atleta do salto triplo, Jadel Gregório, que falou sobre sua história de vida e de como superou os obstáculos para alcançar o sucesso profissional através do programa. “Inspirar o futuro, que são essas crianças, tem que estar na pele dos adultos. Inspirar para que sejam pessoas melhores, para que sejam cidadãos do bem e inspirar também para que sejam atletas e se não forem atletas, para que sejam um bom profissional”, frisou o esportista reforçando que o Programa DNA do Brasil Talentos vai além do esporte. “Envolve também lições de cidadania, educação, saúde e cultura”, acrescentou.

O ex-atleta do salto triplo, Jadel Gregório, participou da abertura do evento – Foto: Lino Vargas

Também participou da abertura, o atleta gurupiense Ednaldo Lustosa, mestre e professor em artes marciais, que juntamente com seus filhos Samer, Miguel e Gabriel, falaram sobre a importância do esporte em suas vidas e do poder transformador do esporte e da educação.

Família Lustosa falou sobre a importância do esporte – Foto: Lino Vargas

Em Gurupi, 09 escolas municipais são atendidas pelo Programa com um total de 1.006 estudantes do 2º, 5º e 9º ano. O deputado federal Carlos Gaguim disponibilizou R$ 1,2 milhão de emenda parlamentar para a execução do projeto DNA do Brasil Talentos em Gurupi.

“Mais um projeto importante em Gurupi. O Projeto DNA do Brasil Talentos busca identificar talentos na área do esporte e de vocação profissional. É mais um trabalho de inclusão, de preparação, de busca de desenvolvimento dos talentos de Gurupi. Só temos a agradecer todas as parcerias e, especialmente ao nosso deputado federal Gaguim, que destinou emenda parlamentar para a viabilização deste programa em nossa cidade”, destacou a Prefeita Josi Nunes.

Prefeita Josi Nunes destacou a importância do projeto para os estudantes – Foto: Lino Vargas

O Gestor Regional do Idecace no Tocantins, Oriosvaldo Gomes, também prestigiou o evento e destacou sobre as ações já realizadas em Gurupi. “Hoje nós estamos completando a primeira fase do Programa em Gurupi, que já está sendo feita a coleta de dados dos alunos, dados vocacionais, esportivos, de saúde e qualidade de vida. Neste encontro estamos falando sobre os temas transversais e fazendo um evento esportivo de participação dos pais e alunos, numa primeira reunião com todos eles juntos”, finalizou.

O Gestor do Idecace no Tocantins, Oriosvaldo Gomes, também prestigiou o evento – Foto: Lino Vargas

O Programa

O Programa DNA do Brasil Talentos é estruturado na Detecção de Talentos para Esporte e Vocação Profissional, balizado em um método científico nas áreas que tem nos seus fundamentos os seguintes pressupostos: avaliação biológica, psicológica, sociológica, vocacional e motora.

Tem como base o apoio aos Estados brasileiros na inclusão social, formação de atletas, adequação e criação de infraestrutura esportiva, detecção de talentos esportivos, orientação vocacional, implantação de sistema de gestão de centros esportivos, disseminação das metodologias de atletas olímpicos, publicação de livros para professores e alunos da rede pública de ensino e criação de uma campanha social para envolvimento da população.

Equipe itinerante da cidade sede Gurupi do programa DNA do Brasil talentos – Foto: Divulgação