Educação|

Por Débora Ciany – Ascom Semeg

Um encontro formativo que contou com oficinas foi realizado no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas, e teve como um dos principais objetivos melhorar a gestão educacional nos municípios participantes.

O evento foi promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime/ TO) entre os dias 13 e 15 deste mês, incluiu discussões e debates e foi voltado a Dirigentes Municipais de Educação e técnicos da educação municipal e apoiado pelo Ministério da Educação (MEC) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Da rede municipal da Educação de Gurupi participaram duas servidoras, a Diretora de Gestão Pedagógica, Marquilia Resplandes e a Coordenadora de Programas e Projetos e Captação de Recursos, Vanuzia Rocha, ambas da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG).

Fotos: SEMEG Divulgação

“A SEMEG está continuamente promovendo encontros, reuniões ou seminários com a finalidade de treinar, formar e melhor preparar internamente seus profissionais. Sempre que surgem oportunidades externas como esta advindas da esfera, seja estadual ou federal, oferecemos todo o apoio para participação dos nossos servidores, por entender a importância de atualizar o conhecimento e aperfeiçoar a técnica”, disse o Secretário da Educação de Gurupi, Davi Abrantes.

Programação

Fortalecer as equipes municipais na execução dos programas federais do Ministério da Educação (MEC) por meio de oficinas, programas e ações da educação básica esteve entre as metas do encontro de formação. “Esse encontro foi de suma importância, são assuntos, que por mais que já tenhamos algum conhecimento adquirido, mas vêm como reforço para fortalecer o nosso trabalho, por ser uma oportunidade de fazermos uma auto avaliação do que estamos fazendo na prática no nosso dia a dia, daquilo que precisamos melhorar. Nós ficamos muito gratos a Secretaria da Educação por disponibilizar os técnicos para participação nesses encontros, compartilhar os saberes e as trocas de experiência”, explicou Vanuzia, ressaltando que trabalhar com programas e ações do governo federal é um desafio e mencionando ainda dois novos programas do MEC que foram apresentados durante o evento e que serão implantados, entre os quais o de busca e permanência do aluno na escola.

Fotos: SEMEG Divulgação

Nos três dias de programação entraram na pauta mais de dez programas e ações dentre esses, Gestão e Planejamento, Plataforma mais Plano Nacional de Educação (PNE), Plano de Ações Articuladas (PAR) Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e PDDE Interativo, Recuperação das Aprendizagens e Brasil na Escola, Programa 1º Infância na Escola e Tempo de Aprender.