Saúde|

Compartilhe:

Por Nicéia Menegom – Ascom SEMUS

Estarão liberadas, a partir da próxima segunda-feira, 27, a aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 40 anos ou mais e a vacina contra a Influenza, ou gripe, será ampliada para todos os demais públicos, a partir de 6 meses de idade, sem restrições.

Para a aplicação da vacina contra a Covid-19, a recomendação do Ministério da Saúde, é que a imunização para o segundo reforço, ou 4ª dose, pode ser feita com as vacinas da Pfizer, Coronavac, AstraZeneca ou Janssen, após o intervalo de quatro meses da aplicação do primeiro reforço. Em Gurupi, apenas 30% da população está vacinada com a dose de reforço, segundo a Vigilância Epidemiológica.

Já a ampliação da vacina contra a Influenza, ou Gripe, que estava restrita à públicos específicos, a partir da próxima semana será ampliada para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade. Em Gurupi, a campanha nacional de vacinação contra a Influenza teve início dia 07 de abril, com meta para vacinar 90% da população. Após prorrogação da campanha, até junho, os índices apontam que apenas 30% da população foi vacinada, um número bem abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

 

“Todas as UBSs estão vacinando contra a Gripe ou Influenza, são 15 pontos de vacinação em Gurupi. Estamos fazendo a nossa parte, inclusive promovendo vacinação em locais e horários estratégicos para melhorar o acesso das pessoas à vacina. As pessoas precisam se vacinar, principalmente pela semelhança de sintomas com a Covid, que a gripe apresenta.” Explica Lilamara Oliveira Miranda Tavares, coordenadora de imunização, de Gurupi.

 

Segundo Lilamara, estar com o ciclo vacinal tanto contra Covid como contra a Influenza, previne os sintomas graves e diminui a contaminação entre as pessoas. “Esta semana 1.450 pessoas estiveram na UPA e nas UBS com sintomas gripais para fazer o teste de Covid-19. Destas, 958 pessoas era apenas gripe. Este índice aponta um alto índice de pessoas gripadas, o clima acaba influenciando, mas expõe as pessoas no risco de se contaminarem com Covid, também” analisa a Coordenadora da Imunização. Ambas as vacinas poderão ser administradas em conjunto, ao mesmo tempo, sem contraindicação.

 

Janssen – terceira dose de reforço para 40+

Quem iniciou o esquema vacinal com a dose única da Janssen também deverá reforçar a proteção contra o vírus, com a primeira, a segunda e a terceira dose de reforço.

“A partir de agora, as pessoas com 40 anos ou mais poderão tomar a terceira dose de reforço. Isto é, após ter recebido a dose única da Janssen, a primeira e a segunda dose de reforço,” conforme explica a coordenadora de imunização Lilamara, que assegura essa nova orientação a partir da próxima semana, também.

 

O intervalo entre a dose única e a primeira dose de reforço da Janssen é de dois meses. Já a segunda e a terceira dose de reforço deverão acontecer com intervalo de quatro meses, uma da outra.

 

Os imunizantes AstraZeneca, Janssen ou Pfizer podem ser utilizados nos reforços. No entanto, mulheres gestantes ou puérperas que começaram sua imunização com Janssen devem tomar como reforço a vacina da Pfizer ou Coronavac.  

 

Dia D de Vacinação

Com objetivo de ampliar o acesso à vacinação com pontos e horários estratégicos, a Secretaria de Saúde – SEMUS, por meio da coordenação de imunização, vem realizando Dias ‘D’ de Vacinação contra a Covid-19 e Gripe/Influenza.

 

O próximo Dia “D” acontecerá nesta segunda-feira, 27, das 17h às 22h, e em três pontos de vacinação: no Araguaia Shopping, no Centro Cultural Mauro Cunha e na UBS Sol Nascente.

 

Além dos locais e horários diferenciados, as UBSs estarão vacinando normalmente durante o dia, confira os horários e locais de vacinação abaixo:

 

Influenza / Gripe: todas as UBSs estão vacinando

 

Covid-19:

Público Adulto:

 – UBS Sol Nascente – 07h às 16h

– UBS João Manoel – 07h às 16h

– UBS Nova Fronteira – 13h às 16h

– UBS Bela Vista – 07h às 16h

 

Público Infantil:

– UBS Parque das Acácias – 07h às 16h

– UBS Rosendo  – 07h às 16h

– UBS Sol Nascente – 07h às 16h

– UBS Nova Fronteira – 07h às 11 / 13h às 16h

 

Intervalos

1ª e 2ª doses:

•          Coronavac – intervalo de 28 dias (criança e adulto)

•          Pfizer – intervalo de 60 dias (criança e adulto)

•          AstraZeneca – intervalo de 60 dias

•          Janssen – intervalo de 60 dias

 

Doses de reforço, 3ª e 4ª doses:

A 4ª dose, ou segunda dose de reforço, a partir da próxima segunda, 27, estará liberada para o público de 40 anos ou mais.

 

Documentos necessários

Ao comparecer para se vacinar, todos devem apresentar os documentos pessoais, identidade, CPF, Cartão do SUS e o cartão de vacinação.

 

Comments are closed.

Close Search Window