Educação|

Texto e Fotos: Débora Ciany – Ascom Semeg

Mais de 8 mil alunos são esperados nas escolas e creches da rede municipal de ensino de Gurupi nesta segunda-feira, 1º de agosto. As aulas serão retomadas nas unidades de tempo integral, na educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Educação, garante que medidas de segurança sanitária dos estudantes estão asseguradas nesta volta à sala de aula para o segundo semestre em formato totalmente presencial.

Os portões serão abertos por volta das 7h para as turmas matutinas e às 13h para as turmas vespertinas. Já a noite o horário é a partir das 18h30.

Foto Arquivo – Débora Ciany

A Diretora de Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG), Marquilia Resplandes, explica que existe toda uma estrutura organizada para gerenciar situações relacionadas à contaminação por vírus. “Sobre as normas de segurança contra a Covid, recomendamos o uso de máscaras, haverá álcool para higienizar as mãos e recomendamos a limpeza das unidades escolares”, disse.

Como parte dos preparativos para as atividades letivas no segundo semestre as unidades de ensino foram dedetizadas. A SEMEG instituiu em cada unidade escolar um comitê interno, atento a situações relacionadas a pandemia de Covid-19 e a eventuais casos que possam ocorrer.

“Se numa turma por exemplo, cinco alunos se contaminarem com Covid-19, os familiares desses alunos, a professora, a coordenadora, essa unidade escolar vai oficializar a Secretaria da Educação que vai se reunir com o comitê Covid dessa escola para sugerir uma resolução do problema, como a suspensão das aulas naquela turma, por quanto tempo e que tipo de atendimento será oferecido para esses alunos porque eles não podem ficar sem aulas. Um documento será elaborado e recebido pela inspeção escolar que vai autorizar ou não a suspensão dessas aulas e realmente precisamos de documentação porque temos o acompanhamento do Ministério Público do Conselho Municipal de Educação e uma responsabilidade muito grande em relação ao calendário”, explicou Marquilia.

A Diretora ainda ressaltou que o foco da diretoria pedagógica é manter o calendário escolar com aulas presenciais, considerando a segurança em saúde dos alunos, professores e equipes escolares, para que haja uma recomposição das aprendizagens, diante dos dois anos de quebra das rotinas escolares em decorrência da fase mais crítica da Pandemia.

Uniformes

A exigência ou não do uniforme escolar é de responsabilidade de cada unidade escolar, a recomendação da SEMEG é pelo uso da vestimenta específica da Educação municipal por questões de segurança e de identificação de cada estudante matriculado na rede. “As escolas conhecem sua própria realidade e deixamos que gerissem essa situação. Tem escola que tem o controle de qual aluno tem uniforme ou não, alguns conseguiram doação, as próprias escolas decidem sobre isso”, declarou.

Na última quinta-feira, 28, o Secretário da Educação de Gurupi, Davi Abrantes, reuniu todas as diretorias de departamento da SEMEG em seu gabinete para alinhar os últimos detalhes e sanar qualquer eventual pendência nos preparativos para volta a rotina de aulas na segunda-feira, 1º. Em um aplicativo de mensagens o gestor da Educação de Gurupi agradeceu a todos os diretores escolares que também se empenharam junto com suas equipes em organizar todos os setores das escolas para um retorno tranquilo e sem imprevistos.

Reunião para alinhar os últimos detalhes para volta às aulas – Foto: Débora Ciany