Saúde|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Com o objetivo de proporcionar mais saúde, restaurar sorrisos e elevar a autoestima das pessoas, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou nesta terça-feira, 19, a entrega das primeiras próteses dentárias do programa Brasil Sorridente. A solenidade de entrega ocorreu na unidade do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e contou com a presença da Prefeita Josi Nunes.

“Há muito tempo eu aguardava por isso. Foram 15 anos que sofri com esse problema, e nunca tinha conseguido um atendimento especializado. Já chorei muito e não gostava nem de sorrir. Agora consegui através aqui do CEO e eu estou muito satisfeita, você não sabe o quanto eu estou feliz”, contou a dona de casa, Valnice Lourenço, uma das beneficiárias do programa.

Na oportunidade foram entregues 16 próteses dentárias, correspondentes a primeira etapa do programa que foi lançado no mês de maio deste ano. Nesta terça-feira foram atendidos mais 29 pacientes que deverão receber suas próteses no dia 19 de agosto. A capacidade do programa, segundo a coordenação do CEO, é de produzir 70 próteses mensais.

Para a prefeita Josi Nunes, é motivo de muito orgulho poder proporcionar aos pacientes da rede pública, o sorriso de volta. “É muito importante a realização desse programa das próteses dentárias aqui no CEO, porque as pessoas precisavam fazer um tratamento mais específico e não tinham para onde ir, e agora já tem. Aquelas pessoas que já perderam seus dentes agora podem ter o seu sorriso de volta com a sua prótese, isso não tem preço. Além de proporcionar uma digestão saudável, traz a alegria de volta e autoestima da pessoa. Conversei com os pacientes e me relataram estar muito felizes. E eu também estou feliz de poder fazer com que pessoas possam sorrir novamente”, comentou a prefeita.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

A coordenadora de Saúde Bucal em Gurupi, Lorena Paula de Freitas, destacou a importância do programa. “Hoje entregamos as primeiras próteses do nosso primeiro trabalho concluído e tem sido um trabalho muito bom, nossos pacientes têm ficado muito satisfeitos, estamos trabalhando com dois laboratórios muito competentes e o trabalho tem sido extraordinário. Hoje estamos muito felizes de entregar essas primeiras próteses, fazendo nossos pacientes mais felizes, com um sorriso mais alegre”, disse.

Como se beneficiar

Os pacientes que necessitam de próteses dentárias poderão procurar a UBS mais próxima da sua casa, onde passarão por uma avaliação técnica odontológica e, de acordo com o diagnóstico, serão encaminhados para o procedimento especializado, no CEO, para a moldagem e recebimento da prótese.

As próteses serão confeccionadas por duas empresas credenciadas da área que dispõem o serviço, via licitação. O investimento para a implementação deste projeto é proveniente de repasse do Ministério da Saúde, por meio do Programa Brasil Sorridente, do qual fazem parte os laboratórios regionais de prótese dentária.

Presenças

Os vereadores Paulo César (PC) e Leda Perini, e o diretor administrativo-financeiro da UnirG, Oximano Jorge, também estiveram presentes na solenidade de entrega das próteses dentárias.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi