Assistência Social|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

A manhã desta sexta-feira, 26, foi de mobilização ao combate à violência contra a mulher em Gurupi. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, promoveu uma caminhada com blitz educativa no comércio gurupiense, levando informação e conscientização à população quanto a temática. A ação fez parte da programação da campanha Agosto Lilás.

Com o tema “Violência contra mulher não tem desculpa, tem lei”, a caminhada saiu da frente da sede da Prefeitura na Rua 01 e percorreu a Avenida Goiás seguindo até o Parque Mutuca, onde foi finalizada. O evento contou com apoio dos órgãos de segurança, associações e sociedade civil organizada.

A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, fez questão de participar e destacou a relevância do combate à violência contra a mulher. “Nós temos que apoiar todos os projetos que defendam os direitos da mulher e um deles é o Agosto Lilás, que busca o fim de todos os tipos de violência contra a mulher. Queremos morar numa comunidade de paz, de oportunidade e igualdade para todos, então temos que estar trazendo esse tema constantemente, é uma caminhada de reflexão para que todos possamos viver em paz”, disse.

Prefeita Josi Nunes participou da caminhada Agosto Lilás. Foto: Lino Vargas

O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Valdeci Júnior, reforçou a necessidade de a sociedade não aceitar mais qualquer tipo de violência contra as mulheres. “A conscientização da população como um todo é muito importante porque vamos colocar um basta na violência contra a mulher. Isso é inaceitável em pleno século 21, a gente conviver ainda com essas agressões sejam elas quais forem, física, moral ou sexual”, enfatizou.

Para a coordenadora de Proteção à Mulher de Gurupi, Nilsem Santos, o saldo da caminhada foi positivo. “Decidimos fazer essa caminhada para chamar todos os órgãos, sociedade civil, e a gestão municipal, para levantarmos essa bandeira afim de que os índices de violência diminuam através da informação e da conscientização. O comércio nos abraçou, assim como a população, pois também fazem parte dessa luta para espalharmos informação. O resultado foi muito bom”, comentou.

O comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, Ten. Cel. Wesley Costa, ressaltou que as forças de segurança estão diuturnamente combatendo a violência contra a mulher. “Atendemos diariamente ocorrências de violência contra a mulher, é um absurdo que ainda exista isso no nosso país, mas estamos combatendo firmemente e graças a um trabalho conjunto das polícias militar e civil, temos conseguido reduzir os índices na nossa Região Sul do Estado”, afirmou.

O vendedor Rodrigo Costa, disse que a caminhada chamou a atenção e aprovou a iniciativa. “É uma causa muito importante, nós precisamos estar sempre atentos e vigilantes para combater a violência contra as mulheres. Estão de parabéns por promover essa caminhada”, relatou.

Foto: Lino Vargas

Denúncias

As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas em delegacias e órgãos especializados. O Ligue 180, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial.

Além disso, em Gurupi tem outros canais de denúncias disponíveis para a comunidade. Confira:

• Disque Direitos Humanos: 100.
  • Polícia Militar: 190.
  • Patrulha Maria da Penha: 3314-1067.
  • Defensoria Pública do Tocantins – Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac): 99984-2273, 3315-3402 e 3315-3409.
  • Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher e Vulneráveis:197 ou 3312-7270.
  • Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – Diretoria de Proteção à Mulher: 3315-0039.
  • Vara Especializada no Combate à Violência contra a Mulher: 3311-2912.

Foto: Lino Vargas