Tecnologia e Inovação|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Com o intuito de incentivar a criação de soluções inovadoras em diversas áreas, será realizado neste final de semana em Gurupi o Ideathon, que é uma maratona de ideias voltada para alunos do ensino médio, técnico e universitários. A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação é parceira do evento que inicia nesta sexta-feira, 19, e segue até domingo, 21.

O Ideathon será uma experiência de empreendedorismo e inovação nas seguintes áreas: Grãos, Agricultura Familiar, Economia Criativa, e Turismo. Ele busca amenizar problemas das áreas, além de incentivar o ecossistema inovador do município de Gurupi e região. A iniciativa, portanto, se alia fortemente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

No evento também será realizado workshop com palestras e apresentação de empresas acontecendo durante todo o sábado, 20. Essa programação vai acontecer de forma paralela ao Ideathon.

A maratona de ideias acontecerá no Campus do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em Gurupi. O evento é realizado pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e do Programa InovaGurupi, e conta com o apoio da Universidade de Gurupi – UnirG, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal (IFTO), e Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).

Para a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lady Sakay, o evento é uma excelente oportunidade para jovens despontarem como grandes empreendedores. “O Ideathon é uma das ferramentas que a Prefeitura tem utilizado para a busca de soluções inovadoras para os problemas das áreas de desenvolvimento de Gurupi e região sul. O envolvimento do público jovem nestes desafios qualifica os resultados além de capacitá-los para o empreendedorismo”, disse.