Saúde|

Por Nicéia Menegon – Ascom SEMUS

A Prefeitura de Gurupi e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, publicaram o Plano de Contingência Municipal para Monkeypox no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 17, edição nº 566. O Plano apresenta informações estratégicas e estabelece as orientações epidemiológicas, competências assistenciais e laboratoriais para a gestão dos casos de Monkeypox ou Varíola dos Macacos no município de Gurupi.

O Plano de Contingência foi elaborado pela equipe de coordenação de Vigilância Epidemiológica de Gurupi, inclui informações baseadas nas evidências disponíveis, buscando a contenção e controle da doença no município, bem como direcionando as atribuições de cada entidade ou órgão na condução de medidas de proteção e assistência.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Sinvaldo Moraes, o Plano foi pensado e elaborado dentro da realidade de assistência do Município, após as implantação das medidas necessárias para o enfrentamento da doença. “Escolhemos nos organizar e nos preparar, com medidas efetivas, antes de divulgar o Plano de Contingência de Gurupi. Agora, já temos uma Unidade de Saúde como referência e nossas equipes estão cientes da condução e manejo dos possíveis casos” pontua o Secretário.

Especificamente, o Plano estabelece todas as orientações das ações de vigilância em saúde, das ações de prevenção e assistência à saúde na rede pública. Além de pontuar as melhores práticas de saúde em emergência, estabelecendo estratégias de capacitação e de comunicação sobre o cenário do Monkeypox na cidade.

“A atualização do Plano ocorrerá sempre que necessário, mediante novas evidências científicas. Em relação à incidência de casos, ou não, no Município, seguiremos monitorando e acompanhando todos os dados” adianta o coordenador de Vigilância Epidemiológica, Halex Cavalcante Coutinho.

O Plano de Contingência Municipal para Monkeypox está disponível no site institucional da Prefeitura de Gurupi.

Para acessar o documento completo, clique aqui: http://cidadao.gurupi.to.gov.br/informacao.php?cod=24