Saúde|

Por Niceia Menegon – Ascom Semus

Nesta quinta e sexta-feira, 25 e 26, das 8h às 12h, a equipe de Agentes de Combate às Endemias (ACE’s) da Secretaria de Saúde de Gurupi, estará no setor Jardim dos Buritis, realizando um mutirão de vistorias e conscientização de combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

O trabalho de conscientização, prevenção e combate às arboviroses, dengue, zika e Chikungunya, provocadas pela picada do mosquito Aedes Aegypti é realizado constantemente pelos Agentes de Combate às Endemias de Gurupi e não acontece apenas no período chuvoso.

“Seguimos o plano estratégico de combate à dengue durante o ano todo. Os reflexos desse trabalho, sentiremos nos índices do próximo ano, se trata de ações a longo prazo”, explicou Cristiane Silva Neves, coordenadora da área de endemias.

No mutirão do setor Jardim dos Buritis a equipe estará passando de casa em casa, fazendo a vistoria no quintal, tratando e eliminando recipientes que possam acumular água. “O intuito da Secretaria de Saúde, por meio das equipes de combate às endemias, é intensificar as ações de combate aos criadouros do mosquito transmissor no município”, reforçou Sinvaldo Moraes, secretário municipal de saúde.

Foto: Arquivo/Secom Gurupi

Transmissão

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea pode transmitir o vírus para outras pessoas. Há também registro de transmissão por transfusão sanguínea.

Vidros, potes, pratos, vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhado ou qualquer outro recipiente que possa acumular água, são suficientes para se tornarem criadouros do mosquito. Manter recipientes como caixas d’água, barris, tambores, tanques e cisternas devidamente fechados também é importante.

Por isso, é importante combater o mosquito da dengue, fazendo limpeza adequada e não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas, pneus ou outros recipientes que possam servir de reprodução do mosquito Aedes Aegypti.