Assistência Social|

Por Leilane Macedo – Secom Gurupi

A programação do “Agosto Lilás” segue realizando ações de conscientização pelo fim da violência contra a mulher e nesta quinta-feira, 25, a partir das 8 horas, será realizada uma blitz educativa na Av. Goiás e panfletagem no comércio de Gurupi.

A ação é promovida pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, e conta com o 4º Batalhão de Polícia Militar, por meio da Patrulha Maria da Penha. As equipes vão se concentrar na Av. Goiás esquina com rua 8, onde estarão levando informações sobre a prevenção, o combate e onde denunciar a violência contra a mulher.

Caminhada “Agosto Lilás”

Já na sexta-feira, 26, acontece uma caminhada que pretende envolver a sociedade civil na discussão deste tema tão importante.

“A caminhada é uma ação preventiva, de conscientização e de informação. Durante o percurso nós estaremos informando onde a mulher, vítima de violência, pode buscar ajuda e quais são os órgãos que acolhem esta mulher; vamos falar também dos números de casos registrados em nosso estado e também em Gurupi, entre outros temas”, afirmou a coordenadora de Proteção à Mulher, Nilsem Santos, convidando toda a comunidade gurupiense para participar da caminhada.

Com o tema “Violência contra mulher não tem desculpa, tem lei”, a caminhada começará às 8 horas desta sexta-feira, em frente ao prédio da Prefeitura da Rua 1 e vai seguir até o Parque Mutuca, passando pela Av. Goiás.

Mais ações

Durante este mês de agosto, as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Gurupi estão realizando várias ações de conscientização pelo fim da violência contra a mulher e uma delas aconteceu nesta quarta-feira, 24, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do setor Vila Íris.

Uma roda de conversa com o tema “O que é violência contra a mulher e a Lei Maria da Penha”, foi realizada pelo 4º Batalhão de Polícia Militar em parceria com a Coordenação de Proteção à Mulher da Prefeitura de Gurupi.

Roda de conversa realizada na UBS do St. Vila Íris – Foto: Divulgação

Campanha Agosto Lilás

Criada em alusão à Lei Maria da Penha, promulgada em um 7 de agosto de 2006, a campanha “Agosto Lilás” visa, por meio da educação em direitos e da orientação sobre a Rede de Proteção, ampliar a proteção às mulheres vítimas de violência.

No Tocantins, a campanha do “Agosto Lilás” foi instituída com o objetivo de intensificar a divulgação a Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância de combater e denunciar a violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.