AGRF, Gabinete|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, iniciou a semana buscando parcerias para melhorar cada vez mais os serviços prestados à comunidade gurupiense. Nesta segunda-feira, 22, a gestora recebeu o presidente da Agência de Regulação e Fiscalização de Serviços Públicos e Meio Ambiente de Porto Nacional (ARPN), Fabrício Machado, para troca de experiências visando o fortalecimento das ações da Agência Gurupiense de Regulação e Fiscalização (AGRF).

Durante o encontro, o presidente da ARPN relatou sobre experiências exitosas na cidade que podem ser adotadas em Gurupi no que diz respeito aos serviços de fiscalização tanto na área do saneamento quanto de meio ambiente. Também discutiram a possibilidade de formalizarem um Termo de Cooperação entre os municípios com o objetivo de capacitar os fiscais que vão atuar em Gurupi e revisar os planos municipais de saneamento e meio ambiente.

A Prefeita Josi Nunes destacou que a gestão está sempre em busca de experiências exitosas de outros municípios para trazer melhorias para a cidade.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

“Estamos buscando conhecimento e experiências com municípios que já avançaram em alguns aspectos. E como Porto Nacional já tem um trabalho um pouco mais avançado com relação a esse processo de fiscalização, queremos trazer esse avanço para nossa agência. Estivemos recentemente na Agência Tocantinense de Regulação (ATR) levando um termo de cooperação para que eles possam analisar, e fizemos isso baseado em Porto Nacional, para termos um poder de fiscalização maior na nossa agência”, disse a Prefeita.

O presidente da ARPN, Fabrício Machado, relatou que a troca de experiências com a prefeita e técnicos do município de Gurupi foi proveitosa. “A visita teve como propósito fazer um alinhamento técnico em relação a atuação de fiscalização nas áreas de saneamento e meio ambiente de Porto Nacional e Gurupi. Tivemos um momento também com os técnicos para trocarmos experiências e aperfeiçoarmos as resoluções dos dois municípios no sentido de fortalecermos e nos unirmos na fiscalização dos recursos naturais das nossas cidades”, disse.

Para o presidente da AGRF, Sargento Jenilson, todas as experiências positivas de outros municípios a agência tem interesse em buscar. “Com isso ganhamos tempo e automaticamente melhoramos mais rápido os serviços que são entregues a nossa comunidade. A revisão desses planos municipais tanto de saneamento quanto ambiental vai fortalecer para termos políticas públicas mais objetivas quanto aos concessionários como é o caso da BRK Ambiental”.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Planejamento e Finanças, Lucas Lemes, e o diretor municipal de Meio Ambiente, Diego Rocha.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi