Gabinete|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Nesta terça-feira, 09, a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, recebeu em seu gabinete o gerente de Prevenção contra às Drogas da Secretaria de Cidadania e Justiça do Tocantins (Seciju), Ronan Dorneles, e a coordenadora do Centro Estadual de Atenção da Saúde do Servidor, Eliana Pereira, para discutir a possibilidade de uma parceria para oferecer atendimentos de saúde mental a servidores da Seciju na região Sul.

Segundo Ronan Dorneles, com a parceria, o município cederia um psiquiatra da rede para atender aos servidores da Unidade Penal de Segurança Máxima de Cariri, que segundo a gerência de prevenção contra às drogas da Seciju, houve aumento no número de casos de servidores e familiares com problemas psiquiátricos ou neurológicos, como ansiedade, depressão, estresse, entre outros, após a Pandemia de Covid-19.

“Essa parceria visa buscar o bem-estar do servidor estadual usando os polos mais próximos onde está localizado o centro de atendimento da saúde mental do município mais estruturado, nesse caso, Gurupi é a referência da região Sul. Com a Pandemia houve um adoecimento em geral da população e isso inclui o servidor público, então após uma pesquisa, que apontou essa necessidade de atendimentos psiquiátricos e psicológicos não só para o servidor, mas para seus familiares, estamos ampliando esse serviço para alcançar o bem-estar desse servidor para que ele possa desenvolver melhor o seu trabalho e resguardando as suas vulnerabilidades”, explicou.

A Prefeita Josi Nunes disse que está sempre aberta a parcerias que beneficiem os servidores, sejam eles de qualquer esfera, até porque a unidade penal de Cariri abrange toda a região e grande parte dos servidores e familiares são de Gurupi.

“Recebemos com uma grata satisfação a equipe da Seciju que veio propor uma parceria sobre a possibilidade de um projeto referente à saúde mental do servidor. Conversamos e vamos juntos com o nosso secretário de saúde verificar a viabilidade e, sendo possível, será um imenso prazer o município realizar essa parceria. Primeiro porque, já faz parte do planejamento da nossa secretaria a questão da saúde mental, e segundo porque é importante que possamos estar somando forças para ampliar ainda mais esse atendimento”, afirmou a prefeita.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi