Assistência Social|

Por Karla Paz – Secom Gurupi

As equipes que prestam serviços nas áreas do Cadastro Único e do Programa Auxílio Brasil de Gurupi receberam treinamento especializado, atualizando informações sobre os programas sociais visando melhorara ainda mais a qualidade do atendimento prestado à comunidade. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania prestou todo suporte para realização do evento, realizado na última sexta-feira, 02. Durante o encontro foram discutidos todas as alterações na legislação, tanto do CAD Único, quanto do Auxílio Brasil e também dos demais programas do governo federal.

O treinamento foi feito pela própria gestora do Programa Daiane Carneiro, Gestora do Programa Bolsa Família em Gurupi. “Foi debatido e realizado orientações das mudanças nestas regras. Elas foram voltadas à valores que deverão ser pagos para a comunidade. Além disso, foram repassados também as informações dos programas vigentes, sobre como tratar os benefícios bloqueados, suspensos, cancelados e ainda como realizar as visitas nas famílias que constam omissão de dados, para termos um cadastro mais qualificado. Falamos sobre as buscas ativas do BPC – Benefício de Prestação Continuada e ainda sobre a qualificação de todos estes dados para ter um cadastro cada vez mais fidedigno”, explicou Daiane Carneiro.

Foto – Divulgação

CAD ÚNICO:
O Cadastro Único é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita. Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, você pode tentar participar de vários programas sociais. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre seu cadastro atualizado.

Em março de 2022 foi criado o aplicativo do Cadastro Único, um novo canal que possibilita o pré-cadastro para aqueles que não estão cadastrados e desejam se cadastrar. É uma etapa inicial para sua família ser incluída no Cadastro Único, mas será necessário para comparecer a um posto de atendimento do Cadastro Único no seu município no prazo de 120 dias para confirmar e complementar os dados da família.

AUXÍLIO BRASIL:
O Auxílio Brasil integra em apenas um programa várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda. O novo programa social de transferência direta e indireta de renda é destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. Além de garantir uma renda básica a essas famílias, o programa busca simplificar a cesta de benefícios e estimular a emancipação dessas famílias para que alcancem autonomia e superem situações de vulnerabilidade social. O Auxílio Brasil é coordenado pelo Ministério da Cidadania, responsável por gerenciar os benefícios do programa e o envio de recursos para pagamento.