Desenv. Econômico|

Por Karla Paz – Secom Gurupi

Com o objetivo de criar uma Cooperativa de Agricultores Familiares da zona rural de Gurupi, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, por meio da Prefeitura, já realizou duas reuniões com os agricultores da região.

Segundo o secretário da Pasta, Pedro Dias, há muitos benefícios nas cooperativas agrícolas como: melhor acesso aos mercados e suprimentos; custo geral de produção menor; mitigação dos riscos; sistema de gestão democrático. “Dentro deste contexto de benefícios, uma cooperativa pode por exemplo ser uma organização de produtores que vai produzir voltado para o abastecimento do Ceasa que nós estamos ampliando, especialmente com a produção de hortifrutigranjeiros como: legumes, frutas, cereais, carnes e o que é melhor, vamos incentivar também as vendas para as chamadas compras governamentais, os mercados institucionais”, frisou Pedro Dias.

Foto Divulgação

Ainda de acordo com o secretário, a gestão já está fazendo algumas ações destas, como vendendo para a merenda escolar, para o PAA Conab, para o PAA do Governo e para o Mesa Brasil. “Todos são mercados institucionais que a cooperativa pode vender e com segurança de receber em dia e comercializar a preços competitivos em relação a outros fornecedores”, explicou.

Durante as reuniões ocorrem debates com os agricultores para fortalecer a cultura do cooperativismo que ainda não é uma prática comum no município. As conversas servem para dar consistência e explicações à proposta de associativismo que exige uma participação efetiva dos membros, no sentido de fazer uma gestão de negócios consistente e duradoura.

Foto Divulgação

“Essa cooperativa da agricultura familiar já tinha sido criada há algum tempo, antes mesmo da minha gestão, mas nunca funcionou e estava inativa. Agora, vamos aproveitar tudo, estatuto, ata de fundação, toda documentação para iniciar com tudo dentro da legalidade. Vamos recriar e finalmente implementar esta cooperativa que é tão importante para fortalecer nossa agricultura familiar. Ela irá criar mais oportunidades de negócios para estes produtores, principalmente na comercialização dos produtos e na aquisição coletiva de insumos, onde se consegue comprar a preços mais vantajosos”, destacou a Prefeita Josi Nunes sobre todo o processo.