Saúde|

Por Niceia Menegon – Ascom Semus

A campanha de vacinação contra poliomielite (pólio) de crianças entre 01 e 04 anos de idade (4 anos, 11 meses, 29 dias) foi prorrogada até 30 de setembro. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde (MS) e vale para todo o Brasil, em decorrência da baixa adesão à vacina pela população. A prorrogação também é válida para a multivacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos que necessitam atualizar o cartão de imunização.

Em Gurupi, a cobertura vacinal contra a poliomielite, desde o início da campanha, é de apenas 29% do percentual de crianças estimado para a campanha. Segundo a meta estabelecida pelo MS, para afastar o risco de reintrodução do vírus da pólio no país e proteger as crianças contra as sequelas da doença, são necessários 95% de imunizados.

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

O secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes, pontua que, a baixa adesão do esquema vacinal infantil se apresenta como uma possibilidade grave de risco à saúde e à vida das pessoas, infelizmente uma realidade enfrentada em vários lugares. “Durante muitos anos, a cobertura vacinal foi satisfatória, consequentemente, o vírus da doença não tinha risco de ser transmitido. Agora, percebemos que os pais ou responsáveis diminuíram este cuidado, deixando de levar as crianças a uma unidade de saúde para serem vacinadas”, constatou Sinvaldo.

A vacina contra poliomielite e a multivacinação estão disponíveis em 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e o horário de atendimento varia de acordo com o local.

“Muita gente está minimizando a gravidade de prevenção da pólio, trata-se de uma doença muito grave. Ela pode deixar sequelas pra vida toda de uma pessoa. A pólio não mata, mas deixa sérias sequelas. Caso seja contaminada, sem estar vacinada, o vírus afeta o sistema nervoso da criança, provocando lesões que levam à paralisia irreversível, principalmente nas pernas”, enfatizou a enfermeira e coordenadora municipal de imunização Lilamara Oliveira Miranda Tavares.

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

A vacinação contra a poliomielite tem como público-alvo, as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), que devem atualizar seu esquema vacinal ou receber a dose de reforço contra a doença.

Já a multivacinação é voltada para crianças e adolescentes com até 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), que poderão completar as doses do cartão de vacina, caso esteja com alguma dose atrasada.

Locais e horários

As doses das vacinas estão disponíveis nas salas de vacina das UBS’s, exceto na UBS Casego.

Confira quais são os locais e os horários de funcionamento das salas de vacinação:

• UBS Parque das Acácias – 13h às 17h
  • UBS Rosendo – 07h às 12h