Desenv. Econômico|

Por Karla Paz – Secom Gurupi

Nesta sexta-feira, 16, o Auditório do Bloco D – do Campus Jacinto Nunes da UnirG foi sede da 2º Oficina do Fórum do Centro de Desenvolvimento Regional Sul do Tocantins. O evento foi uma realização do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos que possui contrato com o Ministério da Educação para execução do Projeto CDR do Programa InovaGurupi, da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Conselho de Gestores das Instituições de Ensino Superior da Região Sul do Tocantins UnirG, UFT, IFTO Campus Gurupi, Formoso, Lagoa da Confusão e Dianópolis, e Unitins Campus Dianópolis.

Foto Ricardo Pelizzari – Secom Gurupi

O objetivo da ação é homologar a Carteira de Projetos do CDR SUL/TO, que está 100% financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins. Os Projetos são de Pesquisa e Desenvolvimento de soluções tecnológicas sustentáveis que possam gerar produtos, serviços e processos inovadores potencializando as suas vocações produtivas regionais e contribuindo para a competitividade de suas economias.

Foto Ricardo Pelizzari – Secom Gurupi

“Este trabalho de integração com as instituições, toda área produtiva, empresarial e a gestão é necessário e de excelência. Vários trabalhos produzidos por tantas mentes brilhantes aqui de Gurupi e região. São projetos importantes porque buscam soluções inovadoras, tecnológicas, sustentáveis para diversos desafios da nossa região. Não há como o desenvolvimento acontecer sem esse trabalho, sem investimentos em ciência, tecnologia e educação”, frisou a prefeita Josi Nunes durante o evento.

Foto Ricardo Pelizzari – Secom Gurupi

“Tudo isso é muito importante para o desenvolvimento de Gurupi e para a Região Sul como um todo, então você financiar projetos que vão ter novos produtos, novas atividades que vão melhorar situações que inclusive chegaram a ser apontados desde a primeira oficina”, disse Lady Sakai, Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“0,5% do recurso do PIB do Tocantins é destinado a tecnologia. É uma contrapartida garantida. E o CDR SUL/TO tem uma proposta tão boa e com o apoio da prefeita de Gurupi que participou ativamente de todo o processo só valida ainda mais estas inovações apresentadas aqui. Isso é um embrião do futuro de construir um grande parque tecnológico nesta região”, explicou o professor e Doutor Márcio da Silveira, Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPT).

Foto: Migne Thiago

Na oficina foram apresentados os seguintes projetos CDR SUL/TO aprovados no Edital Rede Deser da Fapt/Seplan:

-Fortalecimento da agricultura familiar para melhora da sanidade animal usando vacina aviaria desenvolvida em dose única com matriz de liberação controlada a base de quitosana (Alex Sander Rodrigues Cangussu);

– Desenvolvimento de produtos biorracionals a partir de planta inseticidas usadas em comunidade indígenas e quilombolas no Tocantins (Raimundo Wagner de Souza Aguiar);

– Clinica Fitopatológica: uma conexão entre a Universidade e agricultura familiar no sul do Tocantins para produzir alimentos de forma sustentável (Mara Elisa Soares de Oliveira);

– Economia Solidaria e Cooperação construindo estratégias para inclusão produtiva das mulheres agroextrativistas da Comunidade Pontinha, município de Dianópolis-TO (Maria Regina Teixeira da Rocha);

– Plataforma de Gestão Ágil de Implementação da Metodologia Lean Healthcare em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) (Fabio Pegoraro);

– O turismo como ferramenta de desenvolvimento regional do sul do Tocantins (Marcelo Alves Terra);

– Plantas alimentícias não convencionais e flores comestível no sul de Tocantins: resgate histórico, produção e apresentação à população (Susana Cristine Siebeneichler);

– Seleção de linhagens de feijão-caupi voltadas para agricultura familiar (Rodrigo Ribeiro Fidelis);

– Uso de extratos vegetais para produção de fitocosméticos a de produto tradicional fitoterápico na comunidade indígena do Sudeste do Tocantins (Jaqueline Cibene Moreira Borges);

– Implantação de uma Produção de Orquídeas Comercias em Larga Escala para Abastecimento de Gurupi e região sul do Estado do Tocantins (Clovis Maurilio de Souza).