Saúde|

Por Níceia Menegon – Ascom Semus

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realiza a quinta etapa das cirurgias de catarata no município, que começou nesta quinta-feira, 15, e segue até sábado, 17. A previsão é de fazer cerca de 230 procedimentos, atendendo pacientes de diversos municípios da região de saúde Ilha do Bananal e também do sudeste do Estado.

A maioria dos pacientes contemplados nesta etapa é de Gurupi, Aliança, Almas, Alvorada, Arraias, Cariri, Combinado, Dueré, Figueirópolis, Formoso, Jaú do Tocantins, Ponte Alta Bom Jesus e Taguatinga.

Ao todo, desde o início do ano, já foram realizados mais de mil procedimentos. As cirurgias são feitas em clínica oftalmológica credenciada pela SEMUS, em Gurupi.

Quem pode ser beneficiado?

Todos os pacientes de qualquer idade, com diagnóstico positivo para catarata e indicação médica oftalmológica.

Para ser beneficiado, o paciente precisa ser atendido na rede pública municipal de saúde. Por meio de um primeiro atendimento na UBS, diagnóstico com médico oftalmologista, realizar os exames laboratoriais necessários e, posteriormente, agendar a cirurgia.