Educação|

Por Fabíola Sélis – Ascom Semeg

À véspera da comemoração da Independência do Brasil, escolas da rede municipal de ensino em Gurupi acertam os últimos detalhes para fazer um momento de celebração de amor à pátria e também contar a história de Gurupi.

O calendário escolar traz o dia 07 de setembro como letivo, sendo assim, cada escola definiu como trabalhar esse momento com os alunos. “Desde a semana passada, muitas escolas desenvolvem atividades curriculares envolvendo o tema e ainda momentos cívicos como o hasteamento da Bandeira e a execução do Hino Nacional. Além disso, com a nova formatação, a direção de cada unidade definiu a programação individual, que vai contemplar ações pedagógicas, apresentações dentro das unidades e cinco escolas devem desfilar nos bairros”, comentou o Secretário Municipal de Educação de Gurupi, Davi Abrantes.

No Centro Municipal de Educação Infantil Tânia Maria Marinho Scotta, a atividade cívica vai se concentrar dentro da escola, apenas para pais, alunos e professores. Momento único para a educadora Tatianne Ferreira Maracaípe, que está contando os minutos para assistir a primeira apresentação do filho de 05 anos. “Estou ansiosa por esse momento. É a primeira vez que vou participar do 07 de setembro como educadora e também como mãe, já que meu filho também vai fazer sua primeira apresentação no dia da Independência. Momento que vai ficar marcado em nossas memórias”, conta.

Alunos do CEMEI Senador João Ribeiro ensaiando para as apresentações do 7 de setembro – Foto: Divulgação CEMEI

Programação

A programação já tem início nesta terça-feira (06), a partir das 17h30, no CEMEI Raimunda Regino, que fica no Setor Aeroporto, com o desfile dos alunos nas proximidades da escola.

Na quarta-feira, 07, a Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho, do Setor Pedroso, vai contar com programação dentro e fora da unidade. O tradicional desfile dos alunos junto com a fanfarra vai acontecer nas ruas do bairro, a partir das 07 horas.

Já a Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães, no Setor Parque das Acácias, vai realizar o desfile junto com o Centro Municipal de Educação Infantil Oneide de Sousa Coelho. Os integrantes das duas unidades devem percorrer as ruas próximas ao CEMEI, no setor Campo Bello, a partir das 7h30.

Ainda nesta quarta-feira, a Instituição Beneficente Irmã Dulce, que fica no setor Parque Primavera, faz o desfile com os alunos pelas ruas próximas à unidade. E o CEMEI Senador João Ribeiro, no Setor Nova Fronteira, realiza o desfile com os alunos, na avenida principal do bairro, a partir das 07 horas.

As outras escolas vão contar com um momento cívico dentro da unidade.