Educação|

Por Fabíola Sélis – Ascom Semeg

A mostra acontece na próxima segunda-feira, 26/09, no ginásio Idanizete de Paula

Com o foco na sustentabilidade e preservação ambiental, a peça de teatro “O guardião do bem”, encenado pela companhia D’Artes, de São Paulo, marca o momento da culminância do projeto social Ecoviver, realizado em sete escolas municipais de Gurupi, com alunos do 6º ao 9º ano.

“A gente sabe que muitos dos alunos, não tem a oportunidade de assistir um espetáculo desse nível, esssa é a proposta de oportunizar essa experiência. Esse é um projeto que vem de encontro com o trabalho que é desenvolvido nas escolas”, disse Valmir Lira, coordenador do projeto em Gurupi.

A proposta do teatro, é conseguir a partir do lúdico, fortalecer o conhecimento adquirido com as atividades realizadas ao longo da execução do projeto até aqui. A peça é uma ferramenta que vai dialogar com as atividades realizadas nas escolas. Para Cristiane Putencio Glória, coordenadora pedagógica do ensino fundamental anos finais, da Secretaria da Educação do Município, a iniciativa veio somar com o planejamento pedagógico, ou seja, com atividades sobre esse tema que já eram desenvolvidas nas escolas.

“O Projeto Ecoviver ainda está em curso e vai até novembro, seguindo calendário escolar. Ele tem sido muito importante para nossa Rede de Ensino, uma vez que desperta o aluno para temas importantes como o trânsito e a sustentabilidade. Outro ponto positivo é que eles se tornaram nesse processo protagonistas, participando ativamente nas ações. No mês que vem, será a vez deles de mostrarem o que aprenderam por meio das artes cênicas”, pontuou.

Nas escolas, os alunos desempenham atividades com material didático e também realizam ações junto à comunidade, como por exemplo, os alunos da Escola Lenival Correia Ferreira, no setor Alto da Boa Vista, que saíram pelas ruas do bairro, no entorno da unidade, para fazer o reconhecimento e observação da sinalização de trânsito.

Ecoviver

O projeto Ecoviver teve início em junho, com a formação on-line dos professores da rede municipal de Gurupi. Ele é realizado pela Ecovias do Araguaia, concessionária do grupo EcoRodovias , responsável pela duplicação da BR-153, no trecho entre Aliança/TO à Anápolis/GO.

Ao todo, participam do projeto, sete escolas da rede municipal de ensino, sendo elas: Escola Municipal Antônio de Almeida Veras, Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães, Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho, Escola Municipal Lenival Correia Ferreira, Escola Municipal Odair Lúcio, Escola Municipal Professora Ilsa Borges Vieira e Escola Municipal de Tempo Integral Rural Benevenuto Alves Moreira. Envolvendo cerca de 1.600 alunos do 6º ao 9º ano, na faixa etária entre 11 e 14 anos. Todos receberam material didático: caderno do aluno, livro do professor e jogo de tabuleiro. Na jornada deste ano, tem sido trabalhados temas como a segurança viária com foco na proteção da vida, a sustentabilidade com foco nos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e o fomento a novos hábitos e comportamentos que proporcionem melhores condições para a comunidade e o ambiente escolar.

Foto: Fabíola Sélis – Ascom Semeg