Administração, Gabinete|

Por Leilane Macedo – Secom Gurupi

A partir desta segunda-feira, 12, os departamentos públicos da Prefeitura de Gurupi passam a atender em novo horário, das 8 às 14 horas, conforme prevê o Decreto Nº 1.084, publicado no Diário Oficial deste domingo, 11. A medida busca gerar economia nas despesas fixas de energia, água, telefone e combustível e fica em vigor até o dia 31 de dezembro deste ano.

Os serviços que atuam em áreas que, por sua natureza, exijam plantão permanente, não estão enquadrados nesta redução de carga horária e devem permanecer com os atuais horários de atendimento, assim como as atividades de docência mantidas por instituições municipais de ensino e as unidades de saúde.

Além de reduzir a jornada de trabalho, o Decreto também traz outras medidas que foram adotadas visando a contenção de despesas. Estão proibidos o pagamento de horas extras, gratificações e de diárias; também está vedada a contratação de pessoal, exceto nos casos de substituição de contratos já existentes para o quadro da Saúde e da Educação.

O documento ressalta que a gestão levou em consideração a necessidade de manter o equilíbrio fiscal do município; a necessidade de redução de despesas, com o objetivo de manter o equilíbrio das contas públicas; a necessidade de manter a responsabilidade na gestão fiscal, que se dá, entre outras ações, com o equilíbrio entre as receitas e as despesas; a necessidade de readequação das despesas em virtude da iminente queda de arrecadação do ICMS devido à redução das alíquotas sobre combustível e energia elétrica.

Confira o decreto na íntegra, clicando aqui.