Educação|

Por Karla Paz – Secom Gurupi

A sanção da lei de execução para o pagamento de 5%, em cima da diferença de nível dos professores da Rede Municipal de Ensino de Gurupi, aconteceu nesta terça-feira, 19, em cerimônia realizada no gabinete da Prefeita Josi Nunes. O documento faz parte da adequação da tabela do Plano de Cargos Carreiras e Remuneração concordados com a classe.  A gestora divulgou, a incorporação dos 5% referente ao mês de outubro e ainda o pagamento da mesma porcentagem referente ao passivo dos meses agosto e setembro.

Prefeita Josi Nunes, representantes da gestão, do Sintet Gurupi e do Legislativo, no momento da sanção do benefício para os professores. /Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Davi Abrantes e da presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet/Gurupi), Gabriela Zanina. A presidente do Sintet Gurupi agradeceu o diálogo com a gestão da prefeita Josi e frisou que foi uma das que mais beneficiaram a categoria até agora.

Prefeita Josi Nunes no momento de assinatura da Lei./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Graças a Deus conseguimos mais este benefício e a gestão vem cumprindo todos os acordos que tem feito com a categoria. Esperamos continuar com todo este diálogo entre categoria, sindicato e gestão. Esta gestão foi a que mais trouxe benefícios para nossa categoria, porque desde 2017 nós estávamos nesta luta para equiparar nossa tabela do PCCR.   Agora estamos ainda mais satisfeitos, com a incorporação também desta diferenciação de níveis”, frisou Gabriela Zanina, em discurso.

Já a prefeita Josi Nunes, além de destacar a importância deste diálogo com o Sintet Gurupi, agradeceu também a parceria com o Legislativo para agilidade na aprovação da Lei e ainda reforçou o trabalho que tem feito, em torno da busca para valorização dos servidores públicos municipais.

“Nós temos uma gestão que um dos nossos eixos centrais é a valorização do servidor público, em todas as áreas. E nós estamos fazendo isso, no final de nosso mandato podemos afirmar que todos os servidores terão uma melhora significativa. Muitos direitos estavam deixados de lado anteriormente, porque não havia uma política pública de valorização do servidor. Então, nós     tivemos que fazer tudo de uma única vez, mesmo diante de um cenário econômico nem sempre favorável, como no período de pandemia. Mesmo assim seguimos dialogando com cada categoria e buscando ter uma melhora nas condições de trabalho e salariais e isso nós vamos alcançar. Já cumprimos o piso salarial dos educadores e agora estamos dando mais esta diferenciação de nível. E nós também já implementamos o PCCR da Educação, do quadro geral e da saúde. A Educação desde 2017 não recebia progressões, e os PCCRs do quadro geral e saúde desde 2015, mas nós implementamos agora. Agora serão novas conquistas, claro, dentro das possibilidades reais, orçamentárias e financeiras do município vamos estar gradativamente melhorando esta situação”, explicou a prefeita Josi Nunes durante a cerimônia.

Prefeita de Gurupi, Secretário Municipal de Educação Davi Abrantes e a presidente do Sintet Gurupi, Gabriela Zanina./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

O Secretário da pasta, Davi Abrantes também ressaltou as ações da gestão em benefícios dos professores do município e a importância de ver a categoria mais valorizada.

“O grande ponto chave desta gestão é que eu e a prefeita também somos professores e temos a sensibilidade em torno da causa, sabemos da importância de ver nossos educadores sendo valorizados. Então, essa é uma gestão que nós promovemos de valorização, almejando resultados. Esse trabalho conjunto realizado entre Prefeitura Municipal de Gurupi, Sintet e legislativo   fez com isso acontecesse com agilidade e da melhor forma”, disse Davi.

MAIS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS   PARA OS PROFESSORES DE GURUPI:

• Lançamento de Edital de Licença para Mestrado e Doutorado para os professores do município. Feito inédito para Educação Gurupiense.
  • Pagamento de Progressões Verticais e Horizontais que há mais de sete anos não eram concedidas – realizado ainda no ano passado (2021), para aproximadamente 600 educadores.
  • Pagamento do aumento de 33 % no piso salarial da categoria exigido pelo Governo Federal.
  • Adequação da Tabela do PCCR. (Negociado com a classe, com incorporação do piso na remuneração, sendo o vencimento estatutário).