Assistência Social|

Por Karla Paz – Secom Gurupi

A frequência escolar foi um dos principais temas discutidos nesta terça-feira, 18, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nezinho Guida, no setor Vila Íris. No local foi realizada uma reunião voltada à orientações para as famílias que estão na lista de descumprimento das Condicionalidades do Programa Auxílio Brasil, concedido pelo Governo Federal.

As condicionalidades são condições exigidas pelo governo, para que as famílias continuem recebendo o benefício. A ação comunitária é realizada pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. E os CRAS’s e a Gestão Municipal realizam o processo de cadastro, atualização, recadastramento e orientações para estes beneficiários. A prefeita Josi Nunes compareceu no evento e falou sobre a importância deste benefício que ajuda o município a cuidar das pessoas.

Prefeita Josi e toda equipe do CRAS Nezinho Guida e demais participantes da reunião. / Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“O governo federal faz esta prévia seleção de pessoas que estão com problemas no cadastro do benefício, em todo Brasil. Aqui em Gurupi, graças a Deus temos um número pequeno de famílias assim. Não temos filas e podemos atender todos com calma e carinho, porque vocês merecem ser atendidos assim. O que a gente quer é que todos se regularizem e continuem recebendo este benefício e para isso, nós estamos aqui para dar as boas-vindas”, explicou a prefeita Josi.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

De acordo com a coordenadora do programa no município, cerca de 200 famílias correm o risco de perder o benefício por estar atendendo estes critérios exigidos para receber o Auxílio.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“É de grande importância levar estas informações para estas famílias. Porque as famílias assumem também um compromisso com o governo para receber o Benefício Auxílio Brasil e vamos estar falando justamente destas exigências. Uma delas é a frequência escolar que para nós, hoje é a de maior incidência. Mas também temos que frisar exigências como: cumprir o calendário de vacinação de toda família, cumprir o acompanhamento nutricional e gestacional nas Unidades Básicas de Saúde e sempre fazer o recadastramento dentro das datas previstas. E nós do programa, junto com a equipe dos CRAS vamos trabalhar junto com as famílias para que ninguém perca este benefício sempre”, explicou Dayanne Silveira Carneiro, coordenadora do Programa Auxílio Brasil e do Sistema Cadastro Único, em Gurupi.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Além da prefeita, participaram do evento a equipe de psicólogos e assistentes sociais do município, o Secretário de Esportes Silvério Filho, o Diretor da Diretoria do Idoso Vinícius Martins, e os vereadores Zezinho da Lafiche, Elvan Leão e Rodrigo Maciel. Ainda neste mês, outras reuniões de orientação serão realizadas com estes beneficiários. Na quarta-feira, 19, no setor Industrial, na Escola Municipal Elizeu de Carvalho e na quinta-feira, 20, no CRAS do setor Vila Nova.