Gabinete, Geral|

Por Karla Paz – Secom Gurupi
Os médicos que foram classificados para participar dos estudos complementares do Processo de Revalidação de Diplomas de Graduação, da Universidade de Gurupi – UnirG foram recepcionados pela Prefeita de Gurupi, Josi Nunes e pelos gestores da Instituição na manhã desta terça-feira, 11, no Centro de Convenções Mauro Cunha.
O momento serviu para recepcionar os participantes, além de esclarecer como funcionará todo o processo de complementação esclarecendo quais as unidades em que cada revalidando estará. Também foram entregues o material de estudo, o credenciamento de cada aluno e ainda explicações sobre a responsabilidade deles. Os candidatos serão distribuídos em 25 cidades do Tocantins.

Josi Nunes deixa mensagem de acolhimento aos revalidandos./Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Eles vão fazer esta complementação para vários municípios do Tocantins que vai possibilitar revalidar o seu curso de medicina com um ano de trabalho. Então, é um processo de aprendizado de adaptação, integração e a realização de um sonho que eles tem de ter a profissão reconhecida no seu país de origem. Este é um sonho de muitos que por meio desta instituição que é a Unirg de tanta credibilidade, reconhecida em todo território nacional está os ajudando a realizar. É sem dúvidas um dia muito importante para todos,” enfatizou a prefeita Josi Nunes.

Mesa de honra do evento/Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Também participaram do evento, autoridades municipais de Gurupi e das cidades que firmaram acordo de cooperação para receber os médicos. Entre eles, Prefeitos, Secretários de Saúde e médicos preceptores do processo. Ao todo, cerca de 140 médicos formados em 8 países diferentes participarão dos estudos complementares. Eles farão aulas práticas em internato que serão ofertadas pela UnirG no período de 12 meses, com carga horária correspondente a 1.760 horas. Após a conclusão dos estudos, o candidato aprovado estará apto à revalidação do diploma de médico graduado no exterior pela Instituição.

Cerca de 140 revalidandos participaram da cerimônia./Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Eu estava aqui no Brasil mesmo, mas com possibilidade de voltar para Bolívia para trabalhar. Mas aí apareceu esta oportunidade que a Unirg nos está dando. Eu já sei que irei para o município de Pium e estou com a expectativa a mil sobre como tudo vai ser. Sem falar que é muito importante estar colaborando e a gente espera que a cidade reconheça o nosso trabalho, a nossa ajuda. Estamos aguardando a acolhida. É um sonho começando a ser realizado, depois de tanto tempo fora do Brasil,” disse Attoniel Alves de Oliveira, revalidando que se formou na Bolívia.

Prefeita Josi Nunes acompanhada da reitora Sara Falcão e do presidente da Unirg Thiago Miranda./Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Hoje é um marco histórico para Unirg, porque sela o início dos estudos de complementação. Onde estes médicos estarão a partir de segunda-feira, nas cidades escolhidas colaborando para qualidade de vida dos usuários do SUS e também se revalidando para finalmente poder exercer a função no Brasil,” explicou Sara Falcão reitora da Unirg.

“Para Unirg é muito importante esta parceria, demonstra nossa credibilidade, o valor que as pessoas dão para universidade, para os profissionais que daqui saem. Este profissionais vão estar atuando na linha de frente da saúde destes municípios. Então, a vantagem para eles é que isso retrata a confiança que as cidades tem na Unirg e nos formandos que saem dela. Agora também revalidandos. Estes profissionais não são alunos, já são médicos, já tem o diploma de medicina só que em outro país. Nós estamos só revalidando, reconhecendo este diploma para que eles possam exercer de forma plena a Medicina aqui no nosso país”, complementou Thiago Miranda, presidente da Unirg.