Assistência Social, Idoso|

Por Karla Paz – Secom Gurupi

A manhã desta terça-feira, 11, contou com uma animação especial para os mais de 30 idosos de vários setores da cidade como: Nova Fronteira, Santa Rita, Bela Vista, Vila Íris, Industrial, Aeroporto. Eles participaram de um encontro no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Nova realizado pela Prefeitura de Gurupi que visou festejar o Dia do Idoso, comemorado no último dia 01 de outubro.

Prefeita Josi marcando presença no encontro com os idosos./Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Além de contar com equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, Diretoria do Idoso, a reunião também contou com a presença da Prefeita Josi Nunes. Durante o evento houve apresentações culturais e de dança, tudo realizado com a participação dos idosos, isso fora atividades do Projeto Vida Saudável e um almoço todo dedicado a eles. O objetivo foi a socialização entre os grupos da 3º idade atendidos pelos CRASs que pertencem ao Programa Centro de Convivência e Fortalecimento de Vidas.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Este encontro é muito importante, porque com a correria do dia a dia, muitos idosos acabam ficando mais afastados das famílias. Por isso, nós não podemos nos acomodar e nem deixar que nossos familiares idosos se acomodem. Os idosos são os jovens que deram certo. Quantas coisas boas vocês já fizeram, cuidaram dos filho e alguns até dos netos. E hoje nós estamos aqui prontos para mais jornadas, mas alegrias. Hoje uma pessoa completar 100 anos de vida é comum, antes era raro. Por isso, vocês e todos nós temos que nos preparar para isso, para ter uma qualidade de vida cada vez maior. Quero aproveitar para parabenizar todos vocês, as equipes do CRASs e da Assistência Social. Vocês têm trabalhado juntos para proporcionar momentos bons e de qualidade para todos,” disse a prefeita Josi Nunes durante o evento.

Seu Arthur e dona Santana não perdem nem sequer um encontro direcionado aos idosos!/Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Eu participo sempre destes encontros e estou achando tudo muito bonito e animado! Toda terça-feira eu e minha esposa estamos aqui, em todas reuniões de idosos. E a dança, a conversa, as aulas, fazer amizades com pessoas que a gente não conhece. É tudo muito bom pra nós”, comentou seu Arthur Neres Ribeiro, aposentado atendido pelo CRAS.

Diversão e muitos sorrisos marcaram o evento./Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Segundo a Coordenadora do CRAS Vila Nova, muitos dos idoso moram sozinhos e este projeto de socialização ajuda muito e combate problemas como a solidão e depressão na 3º idade, por exemplo. “Aqui já tem vários idosos que se tornaram amigos, ao ponto de um ir passear na casa do outro. Então, isso é o principal objetivo do programa fortalecer o vínculo entre eles. E assim eles se sentem felizes, porque encontram amigos e fazem uma troca de experiência”, explicou Maria de Fátima Araújo Carvalho, coordenadora do CRAS Vila Nova.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Toda esta comemoração é muito válida, pois dia 29 de Setembro foi comemorado o dia nacional do idoso e dia 01 de outubro o dia internacional deles. São datas, em que o mundo todo comemora a melhor idade. Neste mês de outubro temos programações praticamente todos os dias. São palestras, eventos dedicados a eles. Tudo isso, para festejar a data e proporcionar momentos de qualidade de vida para eles trazendo o vínculo cada vez maior entre a assistência social, Diretoria do Idoso e a sociedade como um todo”, frisou Valdeci Júnior, Secretário Municipal de Assistência Social e Cidadania.