Gabinete, Geral|

Por Karla Paz – Secom Gurupi

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Até o momento, dos 170 bairros de Gurupi, 53 tiveram os trabalhos de recenseamento finalizados. Porém, entre estes setores que já foram concluídos, cerca de 15% dos moradores se recusaram a responder ou simplesmente não atenderam os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Estes foram os dados apresentados pelo Instituto na noite desta terça-feira, 25, em uma reunião realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Gurupi no Centro de Convenções Mauro Cunha. Também participaram do evento recenseadores, representantes de instituições e entidades da sociedade privada.

O objetivo do encontro foi trazer consciência sobre a importância do recenseamento para toda sociedade e ainda buscar parceiros para divulgação e mobilização de adesão ao Censo 2022.

O Secretário José Carlos Bessa explicou a participação da prefeitura no Censo 2022./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Esperamos que todos possam efetivamente contribuir para que realmente nós possamos nos conhecer, saber o quantitativo de pessoas entre outras informações. Já que todas as políticas públicas do Brasil, sejam elas de saúde, educação, de ação social, de desenvolvimento econômico. Todas elas são fundamentadas por meio dos dados colhidos pelo IBGE. Então as pessoas participando das entrevistas é importante para recebermos corretamente os investimentos necessários do Governo Federal, para mostrarmos dados a futuros investidores e empresários que precisam destas informações como garantia de um bom investimento”, explicou durante a reunião José Carlos Bessa, Secretário-Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Gurupi que representou a prefeita Josi Nunes.

O superintendente do IBGE Tocantins, Paulo Ricardo da Silva Amaral, fez questão de agradecer e ressaltar a importância das parcerias na divulgação e chamamento da população em torno da responsabilidade social de responder ao Censo 2022.

O superintendente do IBGE Paulo Ricardo, agradeceu a participação de todos na ação./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Quanto mais a gente conseguir disseminar a necessidade da informação, isso nos traz um trabalho de cidadania. Porque os cidadãos e aqueles que representam os cidadãos estando junto conosco, tão melhor será a participação, como tão melhor será o trabalho. A gente consegue ser sinergético e produzir as informações adequadas para o município de Gurupi. Por isso fico muito feliz em ver representantes da sociedade civil, da Câmara de Dirigentes Lojistas, do comércio, de igrejas, das administrações, e representantes da comunidade como um todo. E isso é fundamental para que a sociedade entenda aonde nós queremos chegar enquanto cidade, enquanto povo, enquanto identidade e levantar informações precisas sobre nossa realidade”, ressaltou ele.

Recenseadores também participaram da reunião./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Participação da Prefeitura de Gurupi no Censo 2022:

Ao final da reunião ficou definido que a Prefeitura de Gurupi fará um grande trabalho de mobilização, no intuito de colaborar com o aumento do recenseamento na cidade. Os agentes comunitários de saúde e endemias servirão como suportes aos recenseadores na localização dos moradores. Nas escolas municipais o recado do Censo será reforçado, para que os estudantes levem a mensagem da importância do recenseamento para dentro das casas.

“Nós também estamos convidando o pessoal das Universidades, para que eles possam fazer o tratamento especial aos jovens universitários. Porque a gente tem uma população chamada de flutuante que são os jovens que vem de fora, residem aqui e dependendo da resposta não são considerados como habitantes da cidade. Porém, o simples fato dele trabalhar aqui ou gerar renda no município já muda esta situação o tornando habitante. Também estamos reforçando o recado com as entidades classistas para que elas participem junto conosco desta mobilização que só deverá trazer benefícios para Gurupi”, reforçou José Carlos Bessa.