Desenv. Econômico, Meio Ambiente|

Por Leilane Macedo – Secom Gurupi

Gurupi sedia nesta quarta e quinta-feira, 26 e 27, as oficinas do projeto do “Chega de Lixão”, realizado pelo Ministério Público Estadual (MP-TO). A Prefeita Josi Nunes participou da abertura do encontro acompanhada do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias, e do diretor municipal de Meio Ambiente, Diego Rocha.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

Os trabalhos começaram nesta quarta-feira, com atividades teóricas e contam com a participação de representantes dos municípios de Gurupi, Dueré, Crixás, Aliança do Tocantins e Cariri. Na ocasião, estão sendo repassadas orientações a respeito dos planos municipais de saneamento básico e esclarecidas dúvidas dos gestores e técnicos das prefeituras.

“A ideia é trabalhar projetos que venham dar a destinação aos nossos resíduos de forma sustentável, seja na geração de energia, na produção de biofertilizantes, entre outras alternativas. E o Ministério Público defende exatamente este caminho e por isso esse alinhamento entre a gestão municipal e o MPTO é importante”, afirmou o secretário Pedro Dias, destacando que a Prefeitura de Gurupi é parceira do MP-TO neste evento.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

Já na quinta-feira, 27, acontece a oficina prática de gravimetria do lixo, que será realizada no aterro sanitário de Gurupi. Nesta ação, os técnicos do MP-TO fazem o reconhecimento das principais características e composições dos resíduos sólidos produzidos pelo município, identificam os materiais existentes e a porcentagem, bem como o volume gerado pela população.

Realizado o estudo gravimétrico, é possível aprimorar a gestão dos resíduos, com o aproveitamento de produtos recicláveis, utilização dos materiais orgânicos para compostagem e a destinação ambientalmente correta dos rejeitos.

“Eu acho que este trabalho de vigilância do Ministério Público também colabora para que a gente melhore as nossas técnicas e o nível do controle de qualidade do nosso aterro sanitário”, frisou o diretor de Meio Ambiente de Gurupi, Diego Rocha, ressaltando que as oficinas vão trazer uma série de conteúdos que vão somar de forma positiva para Gurupi e região.