Educação|

Por Fabíola Sélis – Ascom Semeg

Com o tema “Educação e a Transformação Digital” a Secretaria Municipal da Educação integra o estande institucional da Prefeitura de Gurupi na 8ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG), que começou nesta quarta-feira, 26, e segue até sexta-feira, no campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

No espaço haverá exposição de importantes ferramentas tecnológicas que auxiliam no ensino-aprendizagem dentro de sala de aula. Uma delas é o programa Grapho Game, que faz parte do Plano Nacional de Alfabetização, do Ministério da Educação. Esse aplicativo tem sido utilizado nas escolas da rede municipal de ensino, desde março, alcançando mais de mil alunos de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. E estará disponível para os visitantes.

“Escola também é lugar de inovação tecnológica. E o que queremos mostrar neste evento é que a educação municipal está alinhada com a evolução digital, em que todos nós fomos inseridos por causa da pandemia da Covid-19. Essa tem sido uma trajetória desafiadora, que estimulou o setor educacional a se adaptar e passar a olhar com mais atenção para o processo de transformação digital. Usamos a tecnologia nas escolas como aliada no processo de aprendizagem, onde o estudante é o centro de tudo isso”, ressaltou o secretário municipal da Educação, Davi Abrantes.

Outra ferramenta tecnológica que vai fazer parte da exposição é a Mesa Digital Interativa, que desempenha papel importante no aprimoramento do desenvolvimento da aprendizagem nos Centros de Educação Infantil de Gurupi e salas de Atendimento Educacional Especial. Os equipamentos devem ser entregues oficialmente em novembro, na semana de comemoração ao aniversário da cidade.

Mesa Digital Interativa será exposta no estande da Prefeitura na Sicteg – Foto: Divulgação

Dentro do espaço ainda terá a exposição de materiais pedagógicos. São 68 kits do Ler, Brincar e Aprender que contam com diversos itens que auxiliam os alunos no desenvolvimento de habilidades. Só neste ano foram investidos mais de R$ 1 milhão e 400 mil.

Dentro do estante da Prefeitura terá exposição de materiais pedagógicos – Foto: Arquivo Secom Gurupi

Apresentação de trabalho

No espaço destinado a apresentação de trabalhos, servidores da Secretaria Municipal da Educação também farão parte da programação. Serão apresentados dois painéis, na modalidade resumo. Um deles é o artigo científico publicado com o tema “Atividade física e desenvolvimento motor de pessoas com deficiência”, desenvolvido pelos professores Wylker Souza Saraiva, Elislania dos Santos, Simone Pacheco de Albuquerque Lins Melo, Emiliane Martins dos Santos, Graziella Ponce do Nascimento e Marquília Resplandes.

O outro trabalho trata da “Utilização de Materiais Alternativos como estratégias de ensino nas escolas municipais de Gurupi”, dos autores Wylker Souza Saraiva, Ana Lúcia de Asevedo Gomes, Simone Pacheco de Albuquerque Lins Melo, Lucidalva Gomes da Silva, Neuzelly Alves de Sousa e Débora Xavier.