Assistência Social, Geral|

• Por Karla Paz – Secom Gurupi

Algumas famílias cadastradas no Programa Auxílio Brasil, do Governo Federal, deverão comparecer nesta terça-feira, 18, a partir dás 8h da manhã na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nezinho Guida, no setor Vila Íris. Na ocasião serão realizadas orientações para as famílias que estão na lista de descumprimento das Condicionalidades do programa, ou seja, que estão fora das condições para continuar recebendo o benefício.

A ação comunitária é realizada pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e será realizada ainda em outros bairros como nos setores Vila Nova e Industrial.  Ela têm como principais objetivos:

• Orientar sobre a importância das condicionalidades que objetivam promover o desenvolvimento infantil e juvenil fornecendo apoio a gestantes, nutrizes, crianças e adolescentes;
  • Identificar as vulnerabilidades sociais que afetam e impeçam o acesso das famílias aos serviços públicos;
  • Orientar sobre acompanhamento da vacinação infantil e da frequência escolar que são dois requisitos fundamentais que a família deve executar.

Atualmente o Governo Federal e a Caixa Econômica Federal gerenciam o Auxílio Brasil e os CRAS’s e a Gestão Municipal realizam o processo de cadastro, atualização, recadastramento e orientações para os beneficiários.

“Esta é uma ação obrigatória que o CRAS deve executar em seu território e os temas foram escolhidos no planejamento anual. E neste mês de outubro escolhemos este tema que é o Descumprimento de Condicionalidades do programa e informações gerais também. Nós vamos prestar esclarecimentos desta vez, apenas para famílias que estão na listagem do governo federal como não atendentes destes critérios exigidos. O principal descumprimento destas famílias, nós identificamos que é a falta de frequência escolar das crianças e vamos trabalhar em cima disso. Já que as famílias podem perder o benefício diante desta situação,” explicou Silvania Rodrigues, coordenadora do CRAS Nezinho Guida.

“Esta é uma ação comunitária muito importante, já que deve alcançar as famílias referenciadas do CRAS Vila Íris. Foi feito todo um trabalho da nossa Secretaria de Assistência Social e Cidadania, em torno de uma busca ativa destas família, informando-as sobre o convite para esta reunião. Uma roda de conversa que não só prestará informações sobre o descumprimento das condicionalidades, como também trará dados sobre todo o programa. Isso auxilia o município a cuidar das pessoas e estamos sempre trabalhando juntos com o Governo Federal, para que nenhuma família fique desatendida”, enfatizou a prefeita Josi Nunes, sobre a ação.