Desenv. Econômico|

Por Leilane Macedo – Secom Gurupi

Divulgar as potencialidades da cidade, mostrando os serviços, produtos e ações que são destaque em várias áreas da nossa economia. É com este objetivo que a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEMDEMA), participa da 8ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG), que começa nesta quarta-feira, 26.

Focada em quatro eixos principais: agricultura familiar, indústria e comércio, meio ambiente e Serviço de Inspeção Municipal (SIM); a Secretaria vai expor alguns itens produzidos pelos pequenos agricultores e também pelas pequenas agroindústrias da cidade. No espaço dentro da SICTEG será possível também conhecer parte das ações desenvolvidas pela pasta.

A SEMDEMA vai levar ainda oficinas, cursos, minicursos e palestras com destaque para a meliponicultura, como explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias. “Neste espaço nós vamos ter demonstrações de como montar e construir uma colmeia, como acomodar, alimentar e tratar as abelhas, além de mostrar com acompanhar a produção e fazer a coleta e processamento do mel para ter um mel de qualidade, além de falar da parte comercial e rotulação do produto”, frisou.

Espaço da meliponicultura está sendo montado na Sicteg – Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

Dentro da programação voltada ao meio ambiente, a pasta também realizará o 5º Fórum Municipal Lixo e Cidadania, que deve reunir representantes de instituições, governamentais e não governamentais, com atuação relacionada ao tema para debater a gestão do município sobre os resíduos sólidos.

Também haverá a assinatura da renovação do Protocolo Municipal de Prevenção e Controle do Uso do Fogo, que será realizado no dia 27, próxima quinta-feira, a partir das 14 horas, na Sala 105, Bloco G, campus da UFT.

“Além disso, também estaremos expondo e comercializando produtos da nossa agroindústria, da agricultura familiar, do nosso comércio e falar sobre o Serviço de Inspeção Municipal, o SIM. O nosso objetivo principal é chamar a atenção da comunidade sobre a importância destes segmentos e também motivar esses pequenos empreendedores, empresários e produtores rurais, mostrando para eles que o município está buscando ampliar os mercados para os seus produtos”, destacou o secretário Pedro Dias.

Alguns produtos que serão expostos durante a Sicteg – Foto: Divulgação

A Prefeitura de Gurupi também estará presente no Pavilhão de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços. O objetivo do Pavilhão é captar pequenos negócios, expositores dos segmentos da indústria, comércio e serviço.

8ª SICTEG

Com o tema: “Bicentenário da independência. 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, a SICTEG será realizada de quarta à sexta-feira desta semana, no campus de Gurupi da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que sediará o evento nesta edição.

A Prefeitura de Gurupi é uma das organizadoras e estará presente na 8ª SICTEG com estandes, levando para mais perto da comunidade algumas ações e serviços desenvolvidos pela gestão pública municipal.

A SICTEG é uma ação alinhada à 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT/MCTI. O evento gratuito é coordenado pelo Programa InovaGurupi da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e conta com a colaboração do Governo Federal/Estadual e Sebrae, Senac, Sesi e Senai.

Mais detalhes sobre a programação da 8ª SICTEG você encontra no site oficial do evento: http://sicteg.gurupi.to.gov.br/.