Por Niceia Menegon – Ascom Semus
Uma ação para sensibilizar as crianças sobre os cuidados com a higiene bucal marcou as comemorações do “Dia do Dentista”, celebrado hoje, 25. Na manhã desta terça-feira, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e das equipes que atuam na saúde bucal, realizaram um evento educativo que contou com a participação de cerca de 150 crianças, de 05 a 08 anos, de três unidades escolares.
Os odontólogos do município montaram uma espécie de ‘circuito’ educativo, onde as crianças percorriam em grupos de quatro por vez e, a cada parada, um assunto sobre a saúde bucal era abordado de forma lúdica e informativa. As abordagens variaram desde a escovação correta, a utilização do fio dental, a proximidade com os utensílios e aparelhos de uso dos dentistas, a alimentação saudável, brincadeiras e pintura facial. Cada criança recebeu um kit de escovação. Depois do circuito educativo, era hora de brincar nos brinquedos infláveis, especialmente preparados para os pequenos.
“Hoje é um dia especial, pra comemorar, e nada melhor do que conscientizar as crianças sobre a saúde bucal, para elas estarem informadas e preparadas para os cuidados com os dentinhos”, explicou a coordenadora de saúde bucal do município, Lorena Paula de Freitas.
“É incrível como as crianças absorvem as orientações e, assim, vamos construindo pessoas mais comprometidas e conscientes dos cuidados com a sua saúde. Estou muito satisfeita com esse formato de evento, espero realizar outros e ampliar a abrangência do público do ensino infantil”, complementou a coordenadora.
A odontóloga da Unidade Básica de Saúde da Família (UBS) Vila Íris, Marjorie Freitas Ávila Andrade, acredita que o trabalho voltado para a coletividade acaba sendo mais eficiente do que uma ação com abordagem individual. “Na vivência de hoje, as crianças puderam se aproximar melhor do profissional dentista, já que muitas vezes o consultório odontológico é um lugar de medo. Com uma abordagem lúdica, com brincadeiras e orientações educativas elas irão sair daqui mais próximas da gente e, consequentemente, se cuidando melhor”, explicou Marjorie.
“Se a prática de cuidados bucais inicia desde a infância, teremos adultos mais saudáveis. É uma ação significativa e com certeza orientou e divertiu as crianças”, enfatizou a coordenadora do CMEI Raimunda Regina, Regiane Rilva.
A Maria Cecília Oliveira, 8 anos, aproveitou as brincadeiras e aprendeu como melhorar a sua escovação. “Aprendi que tem que escovar bem os dentes para não criar cárie. Se comer doce e não escovar os dentes, a cárie deixa o dente preto” disse Maria Cecília.
Participaram da ação alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Raimunda Regino de Lima, do Instituto de Educação Infantil Silny Rodrigues dos Santos e da Creche Espírita Pré-Escolar Maria Madalena.