Saúde|

Por Niceia Menegon – Ascom Semus

Uma ação para sensibilizar as crianças sobre os cuidados com a higiene bucal marcou as comemorações do “Dia do Dentista”, celebrado hoje, 25. Na manhã desta terça-feira, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e das equipes que atuam na saúde bucal, realizaram um evento educativo que contou com a participação de cerca de 150 crianças, de 05 a 08 anos, de três unidades escolares.

Foi montado um ‘circuito’ educativo com abordagens lúdicas. Foto: Niceia Menegon/Ascom Semus

Os odontólogos do município montaram uma espécie de ‘circuito’ educativo, onde as crianças percorriam em grupos de quatro por vez e, a cada parada, um assunto sobre a saúde bucal era abordado de forma lúdica e informativa. As abordagens variaram desde a escovação correta, a utilização do fio dental, a proximidade com os utensílios e aparelhos de uso dos dentistas, a alimentação saudável, brincadeiras e pintura facial. Cada criança recebeu um kit de escovação. Depois do circuito educativo, era hora de brincar nos brinquedos infláveis, especialmente preparados para os pequenos.

Depois do circuito educativo, era hora de brincar nos brinquedos infláveis. Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

“Hoje é um dia especial, pra comemorar, e nada melhor do que conscientizar as crianças sobre a saúde bucal, para elas estarem informadas e preparadas para os cuidados com os dentinhos”, explicou a coordenadora de saúde bucal do município, Lorena Paula de Freitas.

“É incrível como as crianças absorvem as orientações e, assim, vamos construindo pessoas mais comprometidas e conscientes dos cuidados com a sua saúde. Estou muito satisfeita com esse formato de evento, espero realizar outros e ampliar a abrangência do público do ensino infantil”, complementou a coordenadora.

Foto: Niceia Menegon/Ascom Semus

A odontóloga da Unidade Básica de Saúde da Família (UBS) Vila Íris, Marjorie Freitas Ávila Andrade, acredita que o trabalho voltado para a coletividade acaba sendo mais eficiente do que uma ação com abordagem individual. “Na vivência de hoje, as crianças puderam se aproximar melhor do profissional dentista, já que muitas vezes o consultório odontológico é um lugar de medo. Com uma abordagem lúdica, com brincadeiras e orientações educativas elas irão sair daqui mais próximas da gente e, consequentemente, se cuidando melhor”, explicou Marjorie.

“Se a prática de cuidados bucais inicia desde a infância, teremos adultos mais saudáveis. É uma ação significativa e com certeza orientou e divertiu as crianças”, enfatizou a coordenadora do CMEI Raimunda Regina, Regiane Rilva.

A Maria Cecília Oliveira, 8 anos, aproveitou as brincadeiras e aprendeu como melhorar a sua escovação. “Aprendi que tem que escovar bem os dentes para não criar cárie. Se comer doce e não escovar os dentes, a cárie deixa o dente preto” disse Maria Cecília.

Participaram da ação alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Raimunda Regino de Lima, do Instituto de Educação Infantil Silny Rodrigues dos Santos e da Creche Espírita Pré-Escolar Maria Madalena.

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

Foto: Niceia Menegon/Ascom Semus