Educação|

Por Fabíola Sélis – Ascom Semeg

A entrega do Campo de Futebol Society da Escola Municipal Elizeu de Carvalho, que fica no Setor Industrial, fez parte da programação das festividades dos 64 anos de emancipação política de Gurupi. O espaço público é uma conquista da escola e também de toda a comunidade.

O diretor da Escola Municipal Elizeu de Carvalho, Arizomar dos Santos Sousa, contou que a ideia foi abraçada pela gestão e contou com apoio da Secretaria da Educação e da Infraestrutura, além de muitos outros parceiros. A construção teve também a participação ativa dos alunos. “A construção iniciou ainda em 2021, na pandemia, com 11 alunos, que jogaram as primeiras sementes. E depois com o retorno das aulas, todos puderam participar. Em 20 meses conseguimos esse resultado. Fruto do esforço de cada servidor da escola, de parceiros e de muita união”, disse.

“O quanto é importante a liderança na comunidade, na escola, na Câmara de Vereadores, na gestão da Prefeitura. É através da integração de todos que as coisas acontecem. Assim como aconteceu aqui nessa Escola, mostrando que precisamos de todos, da comunidade, da gestão. Quero agradecer ao diretor Arizomar, por sua liderança, por seu comprometimento em todos os projetos”, declarou a Prefeita Josi Nunes.

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

Para o secretário Municipal da Educação, professor Davi Pereira de Abrantes, o espaço é um exemplo que pode ser seguido em outras escolas, já que o plantio da grama do campo de futebol foi feito pela comunidade escolar, em parceria com a gestão pública. “Esse é um fruto de um trabalho em união, porque tivemos vários parceiros, de mãos dadas, porque sozinhos somos muito pequenos e não conseguimos fazer nada. Além do campo, conseguimos reformar a cantina da escola, fizemos nova pintura e já estamos com projeto para construir novas salas, da construção de um novo muro e ainda de uma sala de recursos que vai contar com mesas digitais interativas. Tudo para melhorar a educação do nosso município”, frisou.

Campo de Futebol Society

O campo possui 1.200 metros de extensão, em um terreno que foram usadas aproximadamente 400 sementes e vinte meses de cuidado, adubação e cultivo, para chegar no resultado esperado. Contando com recursos próprios e doações, a Escola conseguiu desenvolver o projeto com 70% de economia.

Inauguração

A cerimônia de entrega do espaço público aconteceu no último sábado, 11, como parte da programação do aniversário da cidade. Contou com a apresentação do Coral Municipal Uirapuru e do Coral Sementes, composto por alunos da Escola Municipal Elizeu de Carvalho, sob a regência do maestro Moisés Ribeiro. E também teve apresentação de dança do grupo Impacto Urbano, projeto desenvolvido no Centro Cultural Mauro Cunha, com apoio da SEMEG.

Grupo de dança Impacto Urbano – Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

Coral Municipal Uirapuru – Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

Coral Sementes, composto por alunos da Escola Municipal Elizeu de Carvalho – Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

Durante o evento, estiveram presentes várias autoridades, entre secretários municipais e os vereadores César da Farmácia, Jair do Povo, Elvan Leão e Matheus Monteiro.

A presidente da Associação dos Moradores do Setor Industrial, Niely Barroso, também prestigiou o evento. “Tenho que agradecer a todos, a Prefeita Josi Nunes, aos vereadores e também ao diretor Arizomar, que eu como moradora e mãe de dois alunos aqui da Escola, acho super importante essa iniciativa. Tenho certeza que esse espaço vai ser muito bom para todos”, comentou a presidente da Associação dos Moradores.

Descerramento da placa

Ao final da solenidade foi realizado o descerramento da placa ao lado do campo, e ainda o ponta pé inicial, com a prefeita Josi Nunes, inaugurando oficialmente o campo. O encerramento contou com partidas de futebol com times da comunidade.