Educação|

Por Fabíola Sélis – Ascom Semeg

O período de inscrição no processo de classificação dos alunos da educação infantil, como Berçário II, Maternal I e II da rede municipal de ensino de Gurupi segue até às 23h59 desta sexta-feira, dia 18.

Nesta fase, pais ou responsáveis legais devem realizar um cadastro, preenchendo formulário com os dados pessoais, escolha das unidades de ensino (1ª e 2ª opção) e ainda sobre os indicadores socioeconômicos. A página de inscrição está disponível no site da Prefeitura pelo link http://matricula.semeg.gurupi.to.gov.br/.

Os pais ou responsáveis precisam ficar atentos à idade da criança; para o Berçário II são crianças de 1 ano completo ou a completar até dia 31 de março de 2023; no Maternal I, de 2 anos completos ou a completar até 31 de março de 2023 e Maternal II de 3 anos completos ou a completar até 31 de março de 2023.

A Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG) orienta pais ou responsáveis que essa é a primeira fase de matrículas e que é preciso finalizar o processo para efetivar o cadastro. Nessa fase ainda é preciso levar até a escola para qual foi selecionado, os documentos comprobatórios das informações que constam no questionário sobre dados socioeconômicos.

“Esses documentos só serão necessários, caso os pais ou responsáveis tenham assinalado por exemplo, que é baixa renda. Nesse caso, será necessário ficar atento ao prazo de entrega desses documentos, que vai de 21 a 25 de novembro, na Escola que escolheu como primeira opção. Caso a resposta tenha sido “não” em todas as perguntas, basta apenas aguardar a divulgação da lista dos alunos confirmados para efetivar a matrícula”, explicou Marquilia Resplandes, diretora do departamento pedagógico da SEMEG.

Em caso de dúvidas, o pai ou responsável pode ligar no suporte de matrícula pelos telefones (63) 3301-4378 ou 3301-4321.

Passo a Passo

O período de matrícula de alunos novatos será divulgado após a divulgação do resultado da classificação dos alunos da educação infantil.

Para realizar a inscrição é preciso acessar o link, que vai redirecionar para a página da inscrição. Lá você encontra o formulário onde deve informar os dados pessoais, escolher duas unidades de ensino (são duas opções) e ainda os dados socioeconômicos. Ao final, com a inscrição concluída, o sistema gera um comprovante.

Documentação

Para efetivar a matrícula é preciso levar originais e cópias dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento; RG (Identidade); CPF da criança; Comprovante de Residência com CEP da Rua; Cartão do SUS; Cartão Bolsa Família/Auxílio Brasil; Extrato do Recebimento do Bolsa Família/Auxílio Brasil; Laudo Médico (caso tenha necessidades educacionais especiais); Histórico Escolar Ou Declaração de Transferência; Carteira de Vacinação; Foto 3×4; Documento Judicial (caso a Criança esteja sob medida protetiva); Documentos Pessoais dos Pais ou Responsáveis Legais.