Juventude e Esportes|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes, vai inaugurar no próximo dia 14, a primeira Estação 4.0 da região Norte do Brasil. O espaço atenderá jovens gurupienses com qualificação profissional e a inauguração faz parte da programação do aniversário de 64 anos da cidade.

A obra está em fase de conclusão e será entregue pela Prefeita Josi Nunes na manhã do dia 14 de novembro, quando a Capital da Amizade celebra 64 anos de emancipação política. A Estação 4.0 está localizada na Rua 02, entre as Avenidas Maranhão e Piauí, ao lado do Centro Cultural Mauro Cunha, no Centro.

Desenvolvido pela Secretaria Nacional da Juventude, o programa oferecerá gratuitamente para jovens de 15 a 29 anos, acesso a novos recursos tecnológicos da Indústria 4.0, proporcionando-lhes oportunidade de capacitação técnica, ampliação de habilidades e competências técnicas, bem como o engajamento para o mercado de trabalho.

A Prefeita Josi Nunes destacou o esforço da gestão para efetivar a execução do programa em Gurupi. “Estivemos em Brasília algumas vezes para articular a adesão do programa, que será muito importante na vida dos jovens gurupienses. Nossa equipe trabalhou incansavelmente para que a Estação 4.0 fosse uma realidade em Gurupi, e será a primeira da região Norte do país, ou seja, um grande presente de aniversário para nossa cidade”, disse a gestora.

Segundo o secretário municipal de Juventude e Esportes, Silvério Filho, o espaço é amplo e sofisticado, todo feito de container térmico, e equipado com notebook, computador e impressoras 3D, totalizando 4 impressoras, 6 notebooks e 2 computadores, além de uma smart TV 50” e ar condicionado.

“Atendendo a uma determinação da Prefeita Josi Nunes de oferecer qualificação para os nossos jovens, estamos concluindo esse espaço que será fundamental para que a juventude possa estar preparada para o mercado de trabalho que está cada vez mais exigente, fazendo também com que eles tenham capacidade de montar o próprio negócio ou trabalhar em grandes empresas”, explicou Silvério.

Ainda de acordo com o secretário, entre os cursos que serão oferecidos estão os de manutenção em aparelhos eletrônicos como computadores, impressoras, celulares, entre outros.

Serviços estão em fase de conclusão. Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi