Educação|

Por Fabíola Sélis – Ascom Semeg

Como parte da programação das festividades do aniversário de Gurupi, alunos da Escola Municipal Professor Joel Ferreira Soares, que fica no setor Nova Fronteira, receberam a jornalista Maju Cotrim, com o projeto Caravana Tocantins Livre do Racismo.

O projeto tem passado por vários municípios levando ações de conscientização e combate ao racismo por meio de palestras. “Em Gurupi senti que a semente foi plantada na nova geração e consegui fazer com que crianças da fase inicial consigam entender o papel protagonista que elas têm na transformação da sociedade e na construção de uma cidade, estado e de um Brasil cada vez mais menos racista. Um momento importante que eu parabenizo a gestão do município, a prefeita Josi Nunes, porque mostra que tem sensibilidade e compromisso com essa pauta de igualdade social, algo que muitas vezes a gente não vê em alguns municípios”, ressaltou a jornalista e palestrante, Maju Cotrim.

Alunos da Escola Municipal Prof. Joel Ferreira Soares receberam a jornalista Maju Cotrim – Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

Essa é mais uma ação, que segundo a diretora da unidade, Glades Regina, vem ao encontro a um dos temas também trabalhados de forma ampla e efetiva dentro da escola. “São ações assim que preparam eles pra vida. Uma vez que os alunos nessa fase inicial estão construindo conhecimento e a informação pode provocar a mudança, a diferença, para quando enfrentarem alguma situação de preconceito, seja racismo ou outro, que eles saibam lidar e se defenderem”, ressaltou.

Diretora da escola, Glades Regina – Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

Mayara Cristina da Silva de Sá, de 08 anos, participou da palestra e contou que a maior lição do dia foi ensinar quem ainda não se atentou que o racismo é crime. “Eu entendi que o racismo é feito por pessoas que julgam outras pela cor da pele e que não gostam de pessoas diferentes. As pessoas que nasceram de cor diferente não podem ser maltratadas, somos todos iguais, não podemos tratar ninguém diferente”, disse a aluna.

Para o secretário municipal da educação, professor Davi Pereira de Abrantes, a iniciativa é uma ação importante no desenvolvimento crítico dos alunos. “Estamos formando cidadãos conscientes, que no futuro vão fazer a diferença na cidade onde vivem. Essa ação aqui hoje fortalece esse trabalho que já é desenvolvido nas escolas. Para mudar o cenário do racismo e de qualquer outro preconceito, precisamos combater com informação.  O projeto é maravilhoso e a parabenizo e agradeço a jornalista Maju Cotrim pela iniciativa inédita”, disse.

Secretário, professor Davi Abrantes, parabenizou o projeto – Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi