Educação|

Por Fabíola Sélis – Ascom Semeg

Mais de 400 alunos de 17 unidades escolares disputam os Jogos Estudantis Municipais (JEM) de Gurupi que seguem até a próxima sexta-feira, 11. A competição é realizada pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria da Educação, e faz parte da programação das festividades dos 64 anos da Capital da Amizade.

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

A abertura oficial do JEM aconteceu nesta segunda-feira, 07, no ginásio Idanizete de Paula, e contou com a presença dos atletas, além de autoridades, diretores, pais, professores e da comunidade em geral. Durante a cerimônia de abertura as delegações entraram em quadra com representantes das equipes, para acompanharem o rito de início dos jogos. O evento também contou com apresentações de dança dos alunos da Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães e da Escola Municipal Lenival Correia Ferreira.

Para selar a abertura oficialmente, o aluno Emanuel Lima Costa, da Escola Municipal Lenival Correia Ferreira, que foi destaque no JETS- Jogos Escolares do Tocantins, carregou a tocha acesa até a pira olímpica.

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

Para o estudante Caleb Neres Ferreira, de 13 anos, atleta da Escola Municipal Almeida Veras, foi difícil controlar a ansiedade assim que entrou em quadra. “Só de entrar aqui já deu frio na barriga, uma ansiedade pra jogar logo. É uma sensação boa, tudo isso aqui é bom, e oportunidade de testar minhas habilidades jogando com outros times”, contou.

O secretário Municipal da Educação, professor Davi Pereira Abrantes, participou da solenidade de abertura entoando o hino nacional e depois com o ponta pé inicial dos jogos em quadra. Para ele, os jogos valorizam a prática esportiva e seu caráter educativo. “Foi uma festa muito bonita, pois o objetivo da competição é fortalecer ainda mais um trabalho que é desenvolvido dentro das nossas escolas junto com nossos educadores físicos. É uma oportunidade pra gente mostrar a potencialidade dos nossos atletas, revelar talentos, valorizando o esporte e as competições escolares”, disse.

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

Neste ano, a novidade do JEM é a participação dos alunos da educação infantil, de 4 a 7 anos de idade, que entram na competição nas modalidades golzinho e atletismo. “A participação desses alunos da primeira fase, fortalece o vínculo de cada um com a prática esportiva e isso vai fazer a diferença lá na frente na vida de cada um”, ressaltou o secretário.

Para o professor de educação física, Pablo Narcizio, a competição é uma vivência que trabalha no aluno a competitividade saudável e a socialização. “Isso é muito importante para os alunos. É assim que eles aprendem valores importantes como a solidariedade, respeito e a disciplina. Além de ser o momento para testar limites e as habilidades”, contou.

JEM

A competição segue até a sexta-feira (11/11). Com disputa de 41 equipes nas modalidades: voleibol, vôlei de areia, basquete, futsal, handebol, atletismo e golzinho. Participam mais de 400 atletas de 17 escolas municipais, incluindo os Centros de Educação Infantil. As disputas acontecem no ginásio Idanizete de Paula, na quadra de areia do Colégio Estadual Arizinho e ainda na AGAB.