Cultura e Turismo|

Por Karla Paz – Secom Gurupi

Foi lançado nesta quarta-feira, 23, o primeiro Calendário de Eventos & Negócios de Gurupi. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura da cidade, Conselho Municipal de Turismo da cidade (COMTUR), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a representantes de entidades comerciais e sociais, o calendário oferece uma agenda de eventos e um roteiro viável para movimentar a cadeia turística de Gurupi e região, de forma a atender adequadamente todas instituições.

O Calendário de Eventos & Negócios de Gurupi sendo oficialmente lançado./ Foto Ricardo Pellizzari – Secom Gurupi

Fazendo parte de toda esta cadeia turística da região Sul do Estado, as cidades de Peixe e Formoso do Araguaia também fizeram parte do evento. O Sebrae, junto a estes municípios, apresentou os Roteiros Turísticos dos locais. A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, foi representada pelo Secretário Municipal de Governo, Sérgio Vieira Marques “Soró”. Ele recebeu em mãos toda a documentação que oficializa o Calendário de Eventos & Negócios de Gurupi.

O calendário será distribuído e divulgado para a comunidade./ Foto Ricardo Pellizzari – Secom Gurupi

“Nós identificamos Gurupi como uma cidade que tem vocação para o Turismo de Negócios. A Prefeita Josi Nunes juntamente com a secretária de Cultura e Turismo, Amanda Costa, e demais parceiros trabalharam muito para a elaboração deste calendário, com a elaboração de um inventário de toda oferta turística da cidade. E Gurupi é uma cidade polo que atrai outros 18 municípios da região Sul, com isso converge para cá o portal de entrada para muitos negócios até mesmo destas cidades vizinhas. Gurupi hoje é detentor de uma estrutura de hotelaria que é a de melhor qualidade no eixo Belém-Brasília. Isso nos permite oferecer para os turistas, aquilo que eles realmente precisam: conforto, qualidade, bons restaurantes. E a Prefeita Josi com uma visão diferenciada, olhou para este produto de forma especial que só vem a agregar no nosso desenvolvimento econômico, comercial e turístico”, explicou Soró.

Foto Ricardo Pellizzari – Secom Gurupi

Para a Gerente Regional Sul do Sebrae, Paula Alencar, o município, a partir de agora, ganha outro nível de destaque no que se refere a eventos e negócios. “Isso mesmo, o nosso calendário de eventos é um produto que nós estamos entregando para cidade. Então vai contemplar o evento de todas as entidades. Porque quando tem um evento, uma certa empresa, hotel ou restaurante não sabe acaba acontecendo o desatendimento ou a superlotação de alguns turistas, por falta de preparo e planejamento. Então nós precisamos dessa organização, para que nossa cidade venha a ser referência em turismo de eventos. Então, este calendário é uma entrega de Gurupi, mas hoje nós temos também as rotas turísticas de Peixe e Formoso, ou seja, hoje a região toda avança, porque nós precisamos apresentar estas potencialidades não só para o Tocantins, mas também para o mundo”, frisou a gerente.

Foto Ricardo Pellizzari – Secom Gurupi

Agora, o Calendário será distribuído para a comunidade e também para os comerciantes poderem fazer um trabalho direcionado para estas datas comemorativas. Já que isso possibilitará que os empresários do segmento do turismo, como rede hoteleira, bares, restaurantes, entre outros, se preparem adequadamente para a recepção e atendimento dos turistas.

Foto Ricardo Pellizzari – Secom Gurupi

O lançamento contou também com a presença de autoridades estaduais e municipais de cidades vizinhas como: a Secretária Executiva de Indústria e Comércio do Tocantins, Geanny Pinheiro; o prefeito de Peixe, Augusto Cezar Pereira dos Santos; o vice-prefeito de Formoso do Araguaia, Israel Borges, e representantes de outras instituições como: Rotary Clube, empresários do ramo de bares, restaurantes e hotéis e pessoas ligadas à classe artística e turística do município que colaboraram com a criação do produto.