Saúde|

Por Karla Paz – Secom Gurupi

A prefeita Josi Nunes entregou na manhã de sábado, 19, novos equipamentos  para Unidade de Pronto Atendimento de Gurupi (UPA). Eles são monitores multiparâmetros e bombas de infusão que foram disponibilizados através de parceria com o Governo do Estado. Na próxima semana, a aparelhagem já estará em funcionamento e colaborando para o atendimento dos pacientes.

Fotos Lino Vargas – Secom Gurupi

“Hoje, além de fazer uma visita à UPA, também estamos entregando estes monitores e bombas de infusão que são aparelhos importantes para o trabalho das equipes daqui. Eles servem para monitorar os sinais vitais dos pacientes. Quero aproveitar para agradecer o Governo do Estado e a parceria com Secretário Estadual de Saúde que nos ajudou a agilizar todo processo. São mais aparelhos que chegam e vão melhorar o atendimento na nossa UPA”, frisou a prefeita Josi.

Bombas de infusão entregues hoje à UPA./ Fotos Lino Vargas – Secom Gurupi

A bomba de infusão é um equipamento hospitalar fundamental no tratamento dos pacientes, porque ela é responsável por fornecer fluidos, como soro e medicamentos, na dose recomendada pelos médicos. Já os monitores multiparâmetros de sinais vitais são responsáveis por verificar em tempo real a condição de saúde do paciente, informando para médicos e equipe de enfermagem o andamento do seu quadro bem como sua evolução ou piora.

Monitores multiparâmetros também entregues hoje à UPA./ Fotos Lino Vargas – Secom Gurupi

Nele, pressão arterial, batimentos cardíacos e outros sinais vitais são acompanhados, dando aos profissionais as diretrizes necessárias de como prosseguir com o atendimento ou alertas de ações emergenciais que devem ser tomadas.

Durante a entrega, o Secretário Municipal de Saúde, Sinvaldo Moraes explicou que os aparelhos chegaram em boa hora, pois trará ainda mais agilidade aos atendimentos realizados no lugar.

Fotos Lino Vargas – Secom Gurupi

“Na prática estes equipamentos vão estar salvando vidas e isso é o mais importante para nós. Porque como a UPA é um estabelecimento de urgência e emergência, eles acabam se tornando essenciais é algo importantíssimo durante estes atendimentos”, disse o secretário Sinvaldo.

Também compareceram à visita e entrega dos equipamentos na unidade, o Diretor Geral da UPA e representante da Unirg, Alexandre Miranda e o Secretário de Governo, Sérgio Vieira Marques, o Soró. Junto à prefeita Josi, eles percorreram também diversas áreas do local e conversaram com pacientes.

“Foi muito bom ver a prefeita Josi Nunes percorrendo e fazendo uma vistoria na UPA. Acho que até hoje, nunca tinha visto um gestor municipal vir aqui e conversar com a gente que é paciente. E saber que ela trouxe mais aparelhos pra cá, para nosso tratamento é ainda melhor”, disse Gildecelio Pereira, paciente do local que acabava de ser atendido.