Saúde|

Por Niceia Menegon – Ascom Semus

Para garantir melhores condições de trabalho e segurança aos profissionais do Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência (SAMU) a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fez a entrega de 62 novos kits de uniforme para as equipes do SAMU, na manhã desta quinta-feira, 10, na sede do SAMU. A entrega dos uniformes integra a programação que celebra os 64 anos da Capital da Amizade.

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

Os uniformes são considerados EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e serão entregues para duas categorias de trabalhadores. Os que realizam trabalho interno como farmacêutica, técnico auxiliar de regulação médica (TARM), rádio operador, administrativo, cozinheira e auxiliar de serviços gerais, receberam duas camisetas, cada. Já as equipes que atuam nos atendimentos externos, como os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores/socorristas, receberam o kit de uniforme composto por macacão com faixas reflexivas (iluminação noturna para evitar acidentes de trânsito), coturno, boné e camiseta. Os novos uniformes atendem especificações técnicas do Ministério da Saúde, as peças têm tarjas com identificação pessoal bordadas. Os materiais são térmicos e a durabilidade das peças é de aproximadamente dois anos.

O secretário de Governo, Sérgio Vieira Marques, conhecido como Soró, representou a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, durante a solenidade. Para ele, é uma atividade para ser celebrada com as festividades de 64 anos da cidade, já que beneficia os profissionais do SAMU, consequentemente, a comunidade gurupiense também é agraciada. “Só com bons equipamentos, com uma estrutura decente que a gente consegue prestar um serviço de qualidade. Os profissionais que trabalham no SAMU são os ‘anjos’ que nos socorrem nos momentos em que nossas vidas podem estar em risco”, ressaltou o secretário de Governo.

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

Segundo o secretário municipal de Saúde, Sinvaldo Moraes, o foco da gestão é valorizar e aprimorar as condições de trabalho dos servidores da saúde. Para a aquisição dos novos kits de uniformes foram investidos quase R$ 50 mil. “Cuidar de quem cuida é fundamental para assegurar atendimento de qualidade à população. Os profissionais do SAMU têm desempenhado um grande trabalho no município”, reconheceu Sinvaldo.

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

“Estes EPIs melhoram o nosso trabalho e o nosso efetivo. Se sentir bem, seguro e protegido nos atendimentos, faz uma diferença enorme, estamos muito satisfeitos”, afirmou o médico Kadafe César Ciel de Souza, coordenador geral do SAMU Gurupi.

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

A técnica em enfermagem, Ivanildes Cerqueira, que trabalha há 14 anos no SAMU, comemora o novo uniforme. Para ela, além de bonito, significa mais proteção, segurança e identificação durante as ocorrências. “O uniforme é o nosso principal EPI porque protege o corpo inteiro, da cabeça aos pés. Estou feliz em receber os novos uniformes porque tenho orgulho de ser ‘samuzeira’”, celebrou Ivanildes.

A técnica em enfermagem, Ivanildes Cerqueira, comemorou o novo uniforme – Foto: Niceia Menegon/Ascom Semus

Atendimentos SAMU 192 Gurupi

De janeiro a outubro deste ano, o SAMU de Gurupi foi acionado mais de 7 mil vezes entre chamadas para atendimento, orientação, transporte inter-hospitalar, entre outras. Só para socorrer as vítimas de acidentes de trânsito foram 710 atendimentos, com situações envolvendo carros, motos e pedestres. Nestes dados acima, não foram consideradas as ligações de trotes, engano e desistência. Só de trote, o SAMU 192 recebeu 705 ligações, no mesmo período.

As ligações para o SAMU 192 são gratuitas e podem ser feitas de qualquer telefone, fixo ou celular. O serviço deve ser acionado somente em situações que representam risco de sequelas graves ao paciente ou em risco de morte.