Administração, Saúde|

Por Karla Paz – Secom Gurupi

O setor Waldir Lins I foi o primeiro bairro de Gurupi a receber o mutirão de limpeza e combate a Dengue, que aconteceu nesta segunda-feira, 05. A Prefeita Josi Nunes compareceu à primeira ação e reuniu as equipes que estão no trabalho, para falar da importância do serviço para o combate à dengue na cidade.

Agentes recolhendo também materiais em lotes baldios./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Hoje nossos agentes comunitários de saúde e os de combate a endemias estarão visitando todo o setor Waldir Lins I, juntamente com nossa equipe da Infraestrutura. Mas anteriormente nós já fizemos uma divulgação e quero que a comunidade também entre no site da Prefeitura para saber direitinho o nosso cronograma. Houve um trabalho especial nas escolas, o colégio aqui do bairro recebeu uma ação de conscientização dos alunos, avisando sobre o mutirão e assim estamos fazendo em todos os outros setores. Então, eu peço que os moradores tirem aqueles materiais que acumulem água e que podem se tornar criadouros do mosquito e coloque para fora de suas casas que a nossa equipe estará recolhendo”, explicou a Prefeita Josi Nunes.

Morador do Waldir Lins I recebendo as orientações do agente de endemias./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Eu acho muito importante esta ação que a Prefeitura está realizando aqui no bairro. Porque a saúde é tudo, né? Se não houver esta limpeza fica juntando entulhos demais e é difícil de tirar. Agora com este caminhão aí vai facilitar muito para nós. Porque prevenir é melhor que remediar sempre”, destacou Narcísio Tito de Souza, morador do bairro que recebeu as equipes de combate a endemia na manhã desta segunda.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Desta vez, a Prefeitura mobilizou as secretarias de Saúde, Infraestrutura e Educação para ajudar na divulgação e conscientização dos moradores que deverão receber os serviços de limpeza. A Secretaria Municipal de Infraestrutura participa da ação disponibilizando o caminhão que está fazendo a coleta de grandes objetos e entulhos que os moradores ainda não conseguiram descartar. Já a Secretaria Municipal de Educação focou a atenção em divulgar os mutirões nas escolas de cada bairro que vai receber o mutirão.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Estes bairros estavam precisando de um trabalho especial e estamos realizando isso. Mas também estamos precisando da colaboração mútua da comunidade. Porque nada adianta todo este serviço, sem a colaboração dos moradores mantendo tudo sempre limpo. Tenho certeza que quando chegar os meses considerados críticos da dengue em Gurupi, os números de infestação serão bem menores com todos este serviço, porque este é um trabalho de prevenção”, frisou Edson Cardoso, Coordenador dos ACSs e de combate a endemias de Gurupi.

Caminhão da Secretaria Municipal de Infraestrutura recolhendo materiais no bairro./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“No dia-a-dia do nosso trabalho temos encontrado muitos entulhos como pneus, garrafas de vidro, entre vários recipientes que podem acumular água e se tornar criadouros. Isso fora alguns materiais que são de difícil descarte e que agora a gente está orientando os moradores a colocar na porta de suas casas, porque parte a gente recolhe, e outra parte o caminhão leva”, disse Leandro Ferreira Milhomem, agente de combate à endemias.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Os mutirões acontecerão em 10 bairros do município, definidos de acordo com o índice de infestação, no período de 05 a 16 de dezembro. Cada dia será trabalhado um bairro, exceto aos finais de semana, caso necessite de mais tempo as atividades serão estendidas. Todos os mutirões terão início a partir das 8h da manhã e seguirão até finalizar as visitas em todas as residências do setor.
Cronograma do Mutirão
Confira como segue o cronograma de mutirões abaixo e, se for morador desses bairros, já separa o lixo para descarte.
06/12 – Jardim das Bandeiras
07/12 – Madrid