Finanças, Gabinete|

Por Leilane Macedo – Secom Gurupi

Representantes de entidades classistas, comerciantes e empresários gurupienses foram recebidos pela prefeita Josi Nunes para tratar sobre a readequação das calçadas da cidade, que precisam atender às normas de acessibilidade.

O encontro aconteceu nesta terça-feira, 06, e contou com a participação de vários secretários, além do presidente da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (Acig), Jair Sakai; do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Elizeu Souza de Lima; do vice-presidente da Fecomércio, Domingo Tavares; entre outros empresários e comerciantes.

A Prefeita Josi Nunes explicou que a adequação das calçadas atende a uma Lei Federal e a uma decisão judicial, após ação do Ministério Público. “Nós estivemos no Ministério Público, conversamos sobre isso, e nós vamos fazer uma série de ações planejadas, organizadas, sem alarde e com calma para que a nossa população se conscientize desta necessidade e que cada um possa estar cumprindo com a sua responsabilidade”, afirmou a Prefeita.

Segundo explicou a gestora, as adequações devem iniciar pelo Centro da cidade, pelas Avenidas Goiás, Maranhão e Pará e que, por isso, convidou as entidades classistas para falar sobre o tema. “Nós não queremos criar nenhum alarde, mas queremos dizer que estas ações deverão ser feitas e nós vamos dar toda a orientação possível para que o empresariado e a comunidade local possam estar cumprindo esta missão que é de responsabilidade do cidadão, não é de responsabilidade do município, da gestão, mas nós vamos estar acompanhando e orientando para a execução destas tarefas”, reforçou Josi Nunes.

Fotos: Lino Vargas/Secom Gurupi

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (Acig), Jair Sakai, destacou que a entidade vai ajudar na divulgação e que as adequações são importantes também para os comerciantes.  “Vamos precisar de uma conscientização junto ao empresariado para fazer essas adequações. Nós precisamos ser sensíveis à população com deficiência, aos cadeirantes e vamos ter que adequar de acordo com a norma da ABNT”, frisou.

Cumprindo ainda a decisão judicial, a Prefeitura de Gurupi terá que notificar todos os proprietários de imóveis que terão um prazo de 60 dias, após a notificação, para fazerem as adequações de acessibilidade em suas calçadas. Caso o morador não faça as modificações, ele será autuado.