Educação|

Compartilhe:

 

Por Fabiola Sélis – Ascom Semeg

Mais de 630 alunos da Rede Municipal de Ensino de Gurupi participaram do Concurso de Redação e Vídeo Curto, do projeto TCE Cidadão na Escola

Vencer o concurso e ainda levar para casa um tablet foi além das expectativas do Erivan de Lima Araújo, aluno do 8° ano, da Escola Municipal Antônio de Almeida Veras.

Ele concorreu na categoria redação, no concurso TCE Cidadão na Escola, onde tinha como tema “O papel do Tribunal de Contas no Tocantins”. Para Erivan, a experiência serviu de incentivo para novas competições. “Eu fiquei super feliz quando recebi o prêmio e não esperava porque tinham muitos alunos concorrendo. Agora quero caprichar ainda mais no próximo ano”, disse.

A cerimônia de premiação aconteceu nesta sexta-feira, 16 de dezembro, no auditório do Tribunal de Contas. O evento contou com as presenças de entidades parceiras, além de secretários municipais de Educação dos seis municípios e das prefeitas de Guaraí, Fátima Coelho e, de Gurupi, Josi Nunes.

Para o Secretário da Educação de Gurupi, Professor Davi Pereira de Abrantes, que também esteve presente, o concurso foi muito importante para os alunos terem uma percebamos crítica e consciente da fiscalização do dinheiro público. “Atividades como essa despertam o senso crítico dos alunos, que são cidadãos e precisam saber como tudo funciona, pra saber como cobrar e acompanhar tudo que acontece no sistema público. Melhor ainda quando o concurso coloca as habilidades em teste e ainda saem com prêmios que incentivam cada vez mais a participação”, disse.

A iniciativa trabalhou nos alunos a criatividade e também despertou a curiosidade sobre o papel do Tribunal. Para a diretora Carla Martins de Barros, da Escola Municipal Antônio de Almeida Veras, a oportunidade foi importante para testar as habilidades. “O concurso de redação, por si só é muito válido. Já que nessa atividade o aluno coloca o que aprendeu na escola e também é provocado a pesquisar sobre o que é o TCE. Além disso, receber um tablet ou um Kindle, é um grande incentivo, uma vez que pra muitos esse tipo de equipamento não entra nas prioridades de consumo, pro alto custo. Foi um presentão de natal”, disse.

Concurso

O projeto TCE Cidadão na Escola, teve objetivo de levar informações e orientações sobre as atribuições do Tribunal a estudantes do ensino fundamental do 6º ao 9º ano.

O Concurso premiou os melhores trabalhos nas categorias vídeo curto e redação. Em que 62 alunos de escolas municipais das cidades de Colinas, Guaraí, Araguatins, Palmas, Porto Nacional e Gurupi, foram premiados com tablets e leitores de livro digital (Kindle). Ao todo, mais de 10 mil estudantes, de 39 escolas, foram impactados com o projeto, desses, 167 foram classificados com os melhores trabalhos.

Em Gurupi, 638 alunos de 5 Escolas Municipais participaram do concurso, 18 alunos foram classificados como finalistas e 5 foram premiados.

Durante o evento de premiação, a Prefeita Josi Nunes falou da importância da parceria com o TCE e da importância do projeto. “Agradeço os diretores de nossas escolas que aceitaram o desafio e participaram desse projeto. É importante que todas as crianças possam saber o que é o Tribunal de Contas, para que possamos formar cidadãos mais conscientes em relação aos nossos direitos e deveres. A Prefeitura de Gurupi está de braços abertos para abraçar projetos como esse”, disse.

Vencedores

  • Erivan de Lima Araújo – aluno da Escola Municipal Antônio de Almeida Veras – Prêmio Tablet
  • Adrieli Ventura Barreira – aluna da Escola Municipal de Tempo Integral Rural Benevenuto Alves Moreira – prêmio Tablet
  •  Marcus Vinícius Carvalho – aluno da Escola Municipal Professora Ilsa Borges – prêmio Kindle
  •  Amanda Souza Lima – aluna da Escola Municipal Odair Lúcio – prêmio Tablet
  • Kawanny dos Santos Macedo – aluna da Escola Municipal Odair Lúcio – prêmio Kindle

 

Foto: TCE/Divulgação

Comments are closed.

Close Search Window