Assistência Social|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, participou de uma reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizada na manhã desta quinta-feira, 15, no auditório do Ipasgu. Na ocasião as associações e entidades filantrópicas contempladas em 2022 com recursos do Fundo Municipal para a Infância e Adolescência apresentaram seus relatórios e prestaram contas dos projetos realizados.

O recurso do fundo é proveniente da destinação de parte do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas e foi repassado no primeiro semestre deste ano para seis Associações selecionadas via edital público. Cinco delas receberam, cada uma, o valor de R$ 16.750,00, e uma recebeu o valor de R$ 11.450,00. As entidades contempladas foram:  Associação Social Bombeiro Militar; Associação dos Amigos do Proerd; Associação Esporte Clube Castelo; Associação Berçário Espírita Maria de Nazaré (ABEMN), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); e Associação de Futebol Atlética Gurupiense (AFAGU).

O presidente do CMDCA, Edson Cardoso, destacou a importância da transparência na aplicação dos recursos do FMDCA. “Como são recursos destinados por pessoas físicas e jurídicas através do Imposto de Renda, essa prestação de contas é fundamental para que a população saiba a destinação dos recursos que eles empenharam, além de ser um incentivo para que possam continuar contribuindo com os projetos desenvolvidos com crianças e adolescentes de Gurupi”, afirmou.

Prestação de contas

A APAE de Gurupi foi uma das associações a apresentarem relatório. A instituição atende atualmente 215 alunos e, com o recurso, foi possível adquirir equipamentos como ar condicionado. “O recurso foi empregado de uma forma maravilhosa dentro da instituição, pois conseguimos comprar ar condicionado para a sala dos alunos e custear uma parte do combustível. Então fazer essa prestação de contas hoje é importante para mostrar para a sociedade como a aplicação deste recurso é empregada nos projetos para atender as crianças e adolescentes”, disse a presidente da APAE de Gurupi, Alessandra Pereira.

A Associação Esporte Clube Castelo, que atende atualmente 372 crianças e adolescentes com escolinha de futebol, também informou a destinação dos recursos, que foram utilizados para aquisição de materiais esportivos. “Essa reunião é uma etapa muito importante pois é quando demonstramos a seriedade dos projetos. Apresentamos aqui a prestação de contas do Castelo e esse recurso foi muito importante para a manutenção do projeto com compra de materiais esportivos. Pedimos para que a sociedade gurupiense continue colaborando, pois, as pessoas não gastam nada com isso, só apenas destinam uma parte do seu Imposto de Renda para o fundo e ajuda as associações beneficentes”, relatou o presidente da associação, Garden Araújo.

Transparência

Alguns pais de crianças e adolescentes atendidas com os projetos também estiveram presentes para acompanhar a prestação de contas das associações e elogiaram a credibilidade e transparência na aplicação dos recursos.

“Importante não só para meu filho, mas para muitas outras crianças, que têm nesses projetos aprendizado, integração, interação e oportunidades. Como os projetos como o do Castelo demandam investimentos, esse recurso do Imposto de Renda auxilia bastante e beneficia centenas de crianças e adolescentes, principalmente as que não tem condições financeiras”, disse Hercules Aires, pai do Luis Arthur, de 11 anos, que é aluno do Esporte Clube Castelo.

Major Wellington Moura, presta contas dos recursos aplicados no Programa Educacional Bombeiro Mirim. Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

Pais de alunos atendidos pelo projetos também participaram da prestação de contas. Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi