Assistência Social|

Por Karla Paz – Secom Gurupi

Nesta segunda-feira, 12, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, se reuniu com representantes do Sistema ‘S’ que deram continuidade à apresentação de projetos visando a qualificação de mão de obra na cidade. Um dos objetivos é fortalecer as políticas públicas de capacitação profissional para pessoas em estado de vulnerabilidade social.

Secretária de Ação Social e Cidadania apresentando os objetivos da Prefeitura de Gurupi, em torno da qualificação da mão de obra gurupiense./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Diante dos atuais dados positivos relativos ao desenvolvimento econômico de Gurupi, que culminou com a chegada de novas empresas e o aumento na oferta de novos empregos formais nos últimos dois anos, a meta também é integrar as ações de qualificação da Prefeitura com a expertise do Senai, visando criar um projeto mais amplo, que gere mais capacitação, emprego e renda para a população.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“É muito importante esta parceria porque nós como Assistência Social queremos oferecer capacitação não só nos locais onde ela já existem, como também levar estas qualificações para alguns bairros, para a comunidade em que as pessoas em estado de vulnerabilidade vivem. Para isso estamos fazendo toda uma avaliação. O Sistema Nacional de Emprego (Sine), por exemplo, nos apresentou onde estão os maiores gargalos de qualificação.  Já com o Serviço Social da Indústria (Sesi); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar);  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); a questão é capacitar a comunidade a ponto de que ela, depois do curso, esteja pronta para o mercado de trabalho ou ainda tendo condições profissionalizantes de abrir até a própria empresa. Ainda estamos discutindo cursos voltados para públicos diferenciados, como jovens e idosos, por exemplo”, explicou Luana Nunes, Secretária de Assistência Social e Cidadania de Gurupi.

Paula Alencar, representante do Sebrae Regional Gurupi mostrando o projeto da instituição para o público presente./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Nós estamos apresentando para a Prefeitura tudo aquilo que podemos oferecer em termos de capacitação. E estamos atendendo à solicitação da Assistência Social do Município com projetos voltados para o protagonismo jovem, a qualificação voltada para vulnerabilidade das mulheres e também para idoso. Trouxemos todas estas propostas para a Prefeitura. O que a gente observa é que a gente tem a vaga, mas não tem a qualificação correta da mão de obra e o Senai faz isso, em contrapartida o Sine tem a responsabilidade da empregabilidade encaminhando corretamente os profissionais para as vagas”, ressaltou Núbia Almeida de Oliveira, gerente da unidade Sesi/Senai de Gurupi.
Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Nossa missão é educar para o trabalho, preparar a comunidade para o mundo do trabalho. Então uma parceria como esta, para trazer a comunidade para mais perto do sistema ‘S’, do Senac, é de ouro, né? Então estamos planejando um 2023 riquíssimo de oferta, de programações. Gurupi o mercado de trabalho está crescendo muito, acelerado  e a gente tem que preparar nossa comunidade para isso”, frisou Márcia Bonfati, gerente do Senac Gurupi.