Saúde|

Por Leilane Macedo – Secom Gurupi

A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi participou de uma audiência pública realizada na noite desta segunda-feira, 12, onde apresentou à Câmara de Vereadores um balanço das ações desenvolvidas durante os últimos meses. O secretário da pasta, Sinvaldo Moraes, foi convidado pelos parlamentares e, junto com a equipe técnica e na presença de vários secretários de outras pastas, mostrou dados referentes às principais atividades e projetos em andamento.

“Esse momento foi muito importante para nós da gestão e para nós da pasta. Esse foi um convite que a Câmara fez e a gente aceitou de forma muito positiva, porque é o momento em que eles fazem sugestão, fazem cobranças e a gente também pôde mostrar os resultados do nosso trabalho. O que eles apontaram vai para o nosso plano anual de saúde”, afirmou o secretário Sinvaldo Moraes.

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

O gestor apresentou alguns números de atendimentos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi, destacando que nos últimos 06 meses foram feitos 27.079 atendimentos médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e mais de 35 mil pedidos de exames.

Covid-19

Sinvaldo Moraes, afirmou que os testes de Covid-19 estão sendo realizados em todas as UBS’s do município nos dois períodos, tanto pela manhã quanto à tarde. Só no segundo semestre deste ano, de acordo com ele, foram realizados 9.629 testes de Covid em todas as UBS da cidade.

“É importante deixar claro que a porta de entrada são as UBS. A UPA é urgência e emergência. Então, nós, usuários do Sistema Único de Saúde, devemos procurar a unidade mais próxima para fazer o teste e, como o protocolo e o fluxograma do Ministério da Saúde foram alterados, que a pessoa esteja com pelo menos três sintomas da Covid-19 para poder realizar o teste”, destacou o secretário Municipal de Saúde de Gurupi, Sinvaldo Moraes.

Questionado sobre a volta do Centro de Triagem, Sinvaldo Moraes explicou o motivo pelo qual o Município não reabriu a unidade. “Nós não estamos autorizados a reabrir [Centro de Triagem] pelo Ministério da Saúde e nem pelo Estado; porque quando foi dada a finalização do enfrentamento da Covid, através de Lei Nacional, naquele momento ele [Ministério da Saúde] cancelou todos os repasses de recursos para os municípios e para o Estado do Tocantins também, inclusive para leitos de UTI”, explicou o Secretário Municipal de Saúde de Gurupi.

O Secretário ressaltou ainda que a adesão à vacinação contra a Covid-19 continua baixa, apesar das estratégias adotadas para incentivar a imunização, como a oferta de doses em várias UBS e a realização de dia D de multivacinação, e que é importante a mobilização de todos para estimular a vacinação da comunidade gurupiense.

Até o momento, de acordo com o último Boletim Epidemiológico de 08/12, apenas 76% da população estimada de Gurupi tomou a primeira dose da vacina contra Covid-19; 65% tomou a segunda dose e apenas 31% tomou a terceira dose do imunizante. “O que nós precisamos é incentivar as pessoas a se vacinarem contra a Covid”, argumentou.

Laboratórios

Alguns vereadores fizeram apontamentos quanto ao tempo para marcação, realização e entrega de exames laboratoriais feitos pelo SUS. O Secretário explicou que atualmente existem 05 laboratórios credenciados junto ao Município e mais 02 estão em fase de credenciamento, o que deverá agilizar esses atendimentos. “A partir de janeiro estes dois laboratórios já estarão atuando junto conosco”, frisou.

Farmácia UBS Campo Belo

Os parlamentares também abordaram sobre o serviço de assistência farmacêutica na UBS Campo Bello, que passou por um redimensionamento ainda em junho de 2022. “Já está autorizado pela prefeita Josi Nunes e a gente já está organizando para agora em janeiro a farmácia da UBS do setor Campo Bello voltar a funcionar”, afirmou Sinvaldo.