Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

O primeiro Mutirão de Castração do ano foi realizado no último final de semana no Centro de Controle de Zoonoses de Gurupi (CCZ), pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo da ação é diminuir a fila de espera de castrações de cães e gatos que hoje é de 610 animais. Nesta primeira etapa, a ação foi voltada para os felinos. Ao todo, 40 gatos foram castrados só no sábado, 28, pelos veterinários do CCZ.

Foto Ricrdo Pellizzari – Secom Semus

“Eu vim trazer minha gatinha, porque eu acho muito importante, porque é uma conservação que dá muita autoridade para gente criar um bichinho assim. Tanto é bom para gente, quanto para nosso vizinho. Porque os gatinhos atravessam por cima do muro, para cima das casas. Os cachorros a gente segura, mas eles não. Mas se você castrar o gatinho, ele fica mais calmo, em casa a gente cuida dele, zela ele e dá o carinho que ele precisa. Assim que a gente cuida da nossa Nanda Gomes, nossa gatinha que está conosco há anos”, disse seu Evangelista Gomes, aposentado que tem dois felinos e faz questão de cuidar direitinho deles.

Foto Ricrdo Pellizzari – Secom Semus

“Nestas ações sempre fazemos questão de frisar que a castração também é um gesto de amor e cuidado com nossos animais. Ela acaba com a procriação indevida e ainda aumenta a expectativa de vida dos animais, prevenindo uma série de doenças. Nossos bichinhos de estimação nos dispensam tanto tempo e carinho que se tornam verdadeiros membros da família. Temos o dever de cuidar deles e nosso CCZ tem dado este suporte para comunidade. Parabéns ao seu Evangelista! É preciso que todos criem esta consciência sobre os animais de estimação”, comentou a prefeita Josi Nunes sobre a ação.

Além dos felinos, os cães também devem ser castrados nas próximas etapas que seguirão acontecendo nos próximos meses.

Foto Ricrdo Pellizzari – Secom Semus

“É importante lembrar que além do mutirão, nós realizamos castrações diariamente aqui, com uma média de 6 felinos e 2 cães castrados. Mas como a demanda é muito grande, ainda resolvemos realizar estes mutirões. Vamos prorrogar estas ações nos meses de fevereiro e março, no intuito de zerar a fila de castrações. Eu aproveito e faço um apelo para as pessoas: o CCZ não é depósito de animais, aqui fornecemos o suporte para população que deve ter consciência e cuidar devidamente deles. Os animais não são objetos, não devem ser abandonados”, pediu Luciano Morais Santos, coordenador do CCZ de Gurupi.

“A castração é muito importante para o bem estar animal, na parte de saúde, para evitar doenças de ovário, útero e mama nas fêmeas. Para evitar as fugidinhas dos machos que podem causar doenças respiratórias, causar doenças de pele e na questão também de controle populacional. Porque se você tem uma população muito grande de animais, eles podem se tornar reservatórios de doenças que podem acometer os humanos, o que a gente chama de zoonoses. Então o benefício é grande, tanto para os animais, quanto para comunidade”, explicou Pedro Alexandre Silva Alencar, veterinário do CCZ de Gurupi.